Pederneiras - A Prefeitura Municipal de Pederneiras planeja desapropriar uma área nas proximidades da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros para fazer um acesso à prainha. De acordo com a assessoria de imprensa municipal, a duplicação da rodovia eliminou o contorno que dava acesso ao local e ao empreendimento Thermas do Tietê. A situação desagradou os usuários que, para continuar freqüentando o local, são obrigados a pagar pedágio de ida e volta, tendo um gasto de R$ 7,60.
Para resolver o problema, a Prefeitura tentou um acordo com a Centrovias - empresa responsável pela manutenção do trecho em questão. A proposta era dar passagem livre às pessoas que vão até o local nos finais de semana. O acordo foi fechado, mas só durou um final de semana, segundo a Prefeitura.
Diante de tal situação, o Município procurou o Ministério Público, que promoveu diversas reuniões com representantes do poder público, da Centrovias e proprietários de uma área onde poderia ser construído um trevo de acesso à prainha. Como não houve entendimento entre as partes, a Prefeitura decretou a área como sendo de utilidade pública, para que possa ser feita sua desapropriação. De acordo com o prefeito em exercício, Berto Frascareli, mesmo que o processo tenha que ser feito por via judicial, a emissão de posse não deve ser demorada.
Asfalto
Frascareli também anunciou que foi assinado um convênio com o Governo do Estado para o repasse de R$ 100 mil, que serão destinados à pavimentação asfáltica e construção de guias e sarjetas no núcleo habitacional Vicente Juliano Minguili. O convênio foi assinado no início deste mês, quando a Prefeitura solicitou mais recursos junto à Secretaria de Economia e Planejamento do Estado.