A Sociedade de Reabilitação e Reintegração do Incapacitado (Sorri) de Bauru dá um passo arrojado em sua história ao lançar, nesta quinta-feira, o projeto Sorri 25 anos Quebrando Barreiras. Dada a importância do projeto, um grupo muito expressivo de autoridades demonstram seu reconhecimento com sua presença já confirmada no evento de lançamento.
A proposta é um megatrabalho em que a instituição, de uma só vez, apresentará 25 subprojetos, que resumem a linha de atuação da Sorri, em que a pessoa portadora de deficiência é assistida de diversas maneiras. O projeto também delineia o que, na prática, a Sorri tem proposto como seu trabalho de aglutinação de setores da sociedade em suas realizações.
Para tanto, a Sorri estruturou sua ação organizando os 25 subprojetos em três áreas: o pensar corresponde à filosofia empregada em suas ações, valores e o modelo da entidade; o agir da Sorri se traduz numa prática com educação, saúde, trabalho, esporte, lazer, cultura e assistência social; para finalizar, os resultados obtidos com essa forma de intervir na vida de pessoas ou organizações envolvidos com a questão da deficiência.
A maneira como a Sorri vai expor, quinta-feira, essa ambiciosa proposta para a sociedade reflete um modelo avançado de administração. Conforme afirmou em entrevista ao JC, no último domingo, o presidente da Sorri, João Carlos de Almeida, uma visão à frente de seu tempo. O conjunto que forma a estrutura desse projeto revigora o ideal exposto por seu fundador Thomas Ferran Frist, que se concretiza em um trabalho preparado para mudar e se adaptar às necessidades.
Participantes
O encontro para apresentação do projeto será realizado no Garden Quality Suítes, quinta-feira, às 20 horas, com a participação já confirmada das seguintes autoridades e instituições a que estão ligadas:
Ismaelita Maria Alves de Lima (Coordenadora Nacional da CORDE- Coordenadoria Nacional da Pessoa Portadora de Deficiência- Ministério da Justiça)
Denise Lapolla de Paula Aguiar Andrade (Procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho)
Professora Marilene Ribeiro dos Santos (Secretária de Educação Especial do MEC- Ministério da Educação e Desporto)
Sheila Miranda (Coordenadora Nacional do Programa de Atenção à Saúde da Pessoa Portadora de Deficiência- Ministério da Saúde)
Gerson Fernando Mendes Pereira (Coordenador Nacional de Dermatologia Sanitária Ministério da Saúde)
Ika Fleury (Diretora Voluntária e Conselheira da AACD Associação de Assistência à Criança Deficiente e Fundação Dorina Nowill)