Um teste de fogo. Hoje, às 20h, o Tilibra-Copimax enfrenta o COC em Ribeirão Preto, pela segunda rodada do returno do Campeonato Paulista de Basquete Masculino.
O time de Ribeirão Preto, a exemplo do Tilibra, ainda não conheceu o amargo da derrota jogando em casa. No entanto, fora de seus domínios perdeu três vezes, uma delas para o Tilibra, em Bauru no dia 18 de setembro, por 90 a 79. O aproveitamento da equipe bauruense fora de casa é o melhor do torneio: apenas uma derrota em sete jogos.
Tilibra e COC têm disputado as primeiras posições nos últimos campeonatos que participaram, por isso, já há um clima de rivalidade nos confrontos. No Campeonato Nacional, disputado no primeiro semestre deste ano, o Tilibra venceu duas vezes, ambas por placares apertados. No dia 18 de março, por 99 a 96, em Bauru e, no dia 13 de maio, por 79 a 77, em Ribeirão. Já no Paulista do ano passado foi uma vitória para cada lado, curiosamente, os dois times venceram fora de casa.
Outro atrativo desta partida é o pivô Michel, que jogou em Bauru por muito tempo e jamais se firmou, mesmo sendo um dos ídolos da torcida. No entanto, o treinador do Tilibra, Jorge Guerra, demonstra não estar preocupado apenas com o perigoso time do COC, mas também com a arbitragem em Ribeirão Preto, sempre muito criticada pelos bauruenses. Vamos para Ribeirão Preto respeitando o adversário, mas objetivando a vitória, para ampliarmos nossa vantagem. Esperamos um jogo difícil, disputado e sobretudo com critério da arbitragem. O que for permitido ao COC, nossa equipe também vai fazer. Se o COC levar para quadra um jogo de contato físico, também vamos praticá-lo, observa.
A novidade no time de Bauru é o retorno do ala Bruno ao banco, após mais de um mês se recuperando de uma entorse no tornozelo. O armador Raul continua em recuperação de uma inflamação pubiana. Por sua vez, o COC ainda não pode contar com o ala Renato, em recuperação. Além disso Rodrigo Bahia e Jeferson são dúvidas para o técnico Lula Ferreira.
Ribeirão Preto/COC: Alex, Michel, Nezinho, Saviani, Tiagão, Rodrigo Bahia, Jeferson, Eric, Gilberto, Arthur e Eduardo.
Tilibra-Copimax: Vanderlei, Jeffty, Josuel, Brasília, Leandrinho, André, Edison, Murilo, César, Edivaldo, Bruno e Marcel. A ESPN-Brasil transmite o jogo a partir das 20 horas.