Os julgamentos de gado das raças Limousin e Guzerá e os preparativos para o primeiro grande show da Expo 2001 marcaram o dia de ontem no Recinto Mello Moraes. À noite, a principal atração - além da dupla Bruno e Marrone - foi um espetáculo de pára-quedismo, realizado pela equipe da Skydive Bauru-Agudos.
Um pouco antes do início do show da dupla sertaneja de maior sucesso no momento, sete pára-quedistas com roupas iluminadas foram lançados de uma altitude de aproximadamente 1,5 mil metros, fazendo uma queda livre por cerca de 15 segundos. Durante a queda, eles chegam a uma velocidade de 200 km/h. O pouso foi realizado na arena principal do Recinto.
No período da tarde, fêmeas e machos das raças Limousin e Guzerá foram julgados, numa espécie de prévia dos animais que participarão da exposição nacional, que será realizada em Avaré, em dezembro. Segundo o superintendente técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Limousin, Adriano Oliveira, essa raça é oriunda da França e especializada em produção de carne de primeira. A maior concentração de carne fica na parte traseira do animal e o surgimento da raça é datado de cerca de sete mil anos.
De acordo com Oliveira, trata-se de uma raça de pureza muito elevada, utilizada para a transmissão de características genéticas para gado de corte. Por isso, o animal que surge do cruzamento de um macho Limousin com uma fêmea Zebu ou Nelore - que é o que vai para o abate - é dos mais viáveis em termos de produção, podendo gerar grandes lucros ao proprietário.
Atualmente, a Associação dos Criadores de Limousin possui cerca de 800 filiados cadastrados em todo o País. Em Bauru, existem cerca de 150 animais da raça participando da Grand Expo 2001. Nos julgamentos de ontem, três juízes fizeram a avaliação dos animais apresentados.
As principais características analisadas são conformação de carcaça, funcionalidade do animal, caracterização racial, feminilidade e conformação de úbere nas fêmeas. Tudo isso forma o conjunto que definirá o animal vencedor de cada julgamento. Os exemplares da raça Limousin que participam dos julgamentos da Expo 2001 têm idade entre oito a 36 meses.
De acordo com Oliveira, o valor de animais dessa raça varia muito de acordo com as características de cada um. A média, em termos de valor comercial, gira em torno de R$ 4 mil. Porém, existem animais que se apresentam em exposições que já foram comercializados por R$ 180 mil.
Luiz Martins Bonilha Neto, pesquisador científico do Instituto de Zootecnia da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, estava ontem no Recinto, participando do julgamento de gado Guzerá. Segundo ele, trata-se de uma raça originária da Índia que está há mais de 100 anos no Brasil. A produção de leite e de carne de alta qualidade é uma das principais características dessa raça.
Bonilha diz que é importante, para qualquer raça, que os animais se destaquem em características de produtividade e fertilidade. Os animais da raça Guzerá unem ambos os itens. Os exemplares que estão participando dos julgamentos têm de oito a 48 meses de idade.
Agenda de leilões
Hoje, às 14 horas, a agenda de leilões da Expo 2001 será iniciada com o 2.º Leilão Produção de Gado de Corte. No dia 15, nesse mesmo horário, será a vez do PGP (Programa de Ganho de Peso) do Passos & 1000 Mochas. Este terá 30 garrotes Mochos PO provados para ganho de peso, 200 fêmeas Nelore Mocho PO a campo e 800 fêmeas Mochas comerciais escolhidas de tradicionais plantéis. No dia 17, também às 14 horas, será realizado o Leilão Simental e Simbrasil.
Previsão em tempo real
O Instituto de Pesquisas Meteorológicas (Ipmet) da Unesp/Bauru está, pela primeira vez, com equipamentos montados na Expo, fornecendo a previsão e as condições climáticas em tempo real. Além disso, os visitantes da feira terão a oportunidade de acompanhar o trabalho dos meteorologistas e receber explicações sobre as imagens do radar e outras curiosidades. A Unesp FM também estará presente durante a Grand Expo 2001, fazendo a cobertura completa do evento.
Gado de corte é estrela de hoje
O 2.º Leilão Produção e Gado de Corte fará a abertura da programação de leilões da Grand Expo 2001. Hoje, a partir das 14 horas, o tatersal de leilões do Recinto Mello Moraes estará preparado para receber os melhores criadores de todo o Brasil. Para este leilão foram inscritos 1,5 mil animais, entre machos e fêmeas, da raça Nelore e cruzamento industrial, usados para cria, recria e engorda. O destaque é para os bezerros e novilhos, que neste ano vêm em maior número.
Segundo Waldir Rodrigues da Silva, responsável pelo evento, o primeiro leilão, realizado no ano passado, foi muito bem sucedido, alcançando uma liquidez de 100% nas vendas. Para este ano, as expectativas são muito boas, afirma Rodrigues.
A pista de julgamento também estará movimentada hoje, com as raças Santa Gertrudis, Limousin, Brangus e Piemontês. O curso para Criadores e Formadores de Jurados da Raça Simental e Simbrasil prossegue neste sábado.
Os sertanejos Matogrosso e Mathias sobem ao palco da Expo e prometem um show inesquecível. A dupla, que em 2001 completa 25 anos de carreira, levará para o Recinto Mello Moraes sucessos como De igual para igual e Frente a frente.