Cursos no Biocentro
O Biocentro está com inscrições abertas para dois cursos neste mês. O curso intensivo de massagem que será realizado no próximo dia 18, com seis horas de duração e o curso básico de auto-relaxamento, com um mês de duração e início no próximo dia 21. A direção é da psicóloga e terapeuta corporal, Eliane Rodrigues. Mais informações pelo telefone: 238-1402.
Extração do DNA
A genética tem se tornado uma importante aliada em detectar, por meio de exames, as possibilidades da presença de câncer nas pessoas. Essa doença é caracterizada pelo crescimento descontrolado de células aberrantes que formam um tumor. A genética diagnostica se existem células que possam sofrer transformação ou ajuda a localizar um determinado gene numa célula que levará o indivíduo a desenvolver a doença. A Oncocamp, que é uma das clínicas especializadas em oncologia de Campinas, utiliza esse recurso para contribuir no tratamento e diagnóstico de seus pacientes, por meio do Laboratório de Genética Médica, dirigido pelo médico Walter Pinto Júnior, especialista em Medicina Fetal e Citogenética. Atualmente, já é possível fazer um exame que possa relatar o percentual de chance de uma pessoa adquirir câncer através de fatores hereditários.
Distúrbios do sono
A Associação Paulista de Medicina (APM) promove, nos dias 23 e 24 de novembro, o IX Simpósio Brasileiro de Sono e III Congresso Paulista de Sono. Promovido pelo Departamento de Neurologia da entidade, o evento vai reunir médicos neurologistas, psiquiatras, otorrinos, clínicos gerais, além de odontologistas e psicólogos, para discutir todas as etapas do sono, inclusive seus distúrbios. Para um sono tranqüilo e reparador, diversos são os fatores que podem auxiliar ou mesmo atrapalhar. Não apenas perturbações externas, como a claridade ou ruídos, mas também aspectos físicos ou psicológicos. A obesidade, distúrbios do sono como a apnéia, e até mesmo problemas no dia-a-dia podem influenciar negativamente, e atrapalhar, inclusive, toda a rotina da pessoa. Uma noite mal dormida causa dificuldade de concentração, queda no rendimento, aumento da fadiga e é também uma das grandes vilãs nos acidentes de trânsito. Além dos distúrbios de sono, o Simpósio vai tratar de alternativas de tratamento por meio da psicossomática, homeopatia e acupuntura, abordando também o sono dos bebês e das crianças. A grande novidade este ano são as mesas de discussão de pesquisas em andamento. Teses de mestrado e doutorado não concluídas serão apresentadas aos participantes para que possam também contribuir para seu desenvolvimento. Informações e inscrições pelo telefone: (11) 3188-4252 com Simone ou e-mail: neuro_sono@apm.org.br