A Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) deverá implantar, até o próximo dia 25, várias alterações no trânsito na avenida Duque de Caxias. O principal objetivo das mudanças é impedir, pelo menos nos pontos mais críticos, as insistentes conversões à esquerda, que confundem o motorista e perturbam o fluxo dos veículos.
A Duque de Caxias é considerada uma das principais vias de acesso de Bauru, funcionando como uma grande artéria. Contagens recentes feitas pela Emdurb demonstram que, nos horários de pico, alguns pontos da avenida chegam a receber 2,5 mil veículos por hora, como acontece no cruzamento da rua José Ranieri e na altura da rua Agenor Meira, por exemplo.
Apesar do intenso movimento, os motoristas insistem, há anos, em fazer conversões à esquerda. A norma de trânsito determina que, em avenidas com pista dupla, o motorista que pretende cruzar a via deve fazer um retorno à direita. No entanto, a mesma lei prevê que a proibição de conversões deve ser devidamente sinalizada por placas.
O que acontece é que, na ausência das placas em vários pontos da avenida Duque de Caxias, os motoristas ignoram a orientação de retornar e convergem à esquerda. Como o fluxo da avenida é intenso em ambos os sentidos, quase sempre o motorista aciona a seta sinalizando a intenção de cruzar a avenida pela esquerda, mas é obrigado a parar antes de conseguir atravessar.
O resultado são filas de carros no lado da pista que deve ser usado para ultrapassagens e, portanto, por veículos que trafegam com velocidade maior. Considerando todos estes fatores, conclui-se que tal comportamento propicia a ocorrência de acidentes. Reclamação constante de muitos motoristas, esta irregularidade está com os dias contados, segundo a Emdurb.
Alças de retorno
O Projeto Duque, como foi apelidado, prevê alterações entre as quadras 19 e 30 da avenida. A mudança mais radical será no trecho que engloba as ruas São Luiz, Luiz Aleixo e 29 de Outubro, no acesso ao bairro Higienópolis para quem vem do Centro da cidade.
Atualmente, alguns motoristas optam pelo retorno à direita pela rua Raposo Tavares, mas a maioria faz a conversão à esquerda nas ruas São Luiz ou Luiz Aleixo. Para complicar, motoristas que vêm da rua 29 de Outubro saem no meio da quadra e têm que fazer manobras desconfortáveis para chegar às ruas São Luiz ou Luiz Aleixo.