O vereador José Humberto Santana (PV) foi reeleito, ontem, para ocupar a vaga de primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Santana só deixou a cadeira por ter mudado de partido, o que implica em perda da função ou cargo no Legislativo, conforme a legislação. Contudo, o vereador foi reconduzido à função ao vencer Antônio Carlos Garmes (PSDB) em eleição realizada na sessão de ontem à tarde. Santana teve 14 dos 20 votos válidos. Garmes recebeu seis votos.
José Humberto Santana foi lançado à 1º. secretário pelo grupo que elegeu Walter Costa (PPS) presidente da Câmara. Indicado formalmente pelo colega de partido, Renato Purini (PV), Santana contou com o apoio dos vereadores que formaram a aliança que elegeu os membros da Mesa da Câmara no início do ano. Como resultado da composição, ele foi reeleito com 14 votos. Apenas Edmundo Albuquerque (PPS) não votou, ontem. Ele estava representando a Câmara na visita do novo bispo de Bauru, dom Luiz Antônio Guedes.
Já o vereador Toninho Garmes teve sua indicação feita pelo companheiro de partido, João Parreira (PSDB). Durante a votação, o tucano e seus companheiros já esperavam a derrota. Ainda assim, o grupo resolveu marcar posição. A nova eleição para o posto de 1º. secretário na Câmara foi uma exigência da lei federal nº. 9096/95, que trata da perda de cargo ou função. Conforme o artigo 26, perde automaticamente a função ou cargo que exerça, na respectiva Casa Legislativa, em virtude da proporção partidária, o parlamentar que deixar o partido sob cuja legenda tenha sido eleito. No caso de Santana, este foi eleito pelo PDT.