A União Internacional Protetora dos Animais de Bauru vem a este espaço para que se tornem públicas as dificuldades que temos enfrentado em nosso trabalho voluntário pela ineficiência da corregedoria da Prefeitura Municipal.
Em nosso abrigo vivem centenas de animais que foram recolhidos abandonados em vias públicas, cujo local é uma área pertencente à Prefeitura, junto ao Centro de Zoonose, mais conhecido como apreensão de animais. Após as 18 horas, o local é vigiado sob a responsabilidade da corregedoria municipal. Os roubos de animais de grande porte acontecem toda semana, conforme sabemos e são lavrados os boletins de ocorrência. A UIPA também é roubada, levam botijões de gás, panelas, rações, material de construção como milheiro de tijolos e alambrados que compramos com muito sacrifício para melhorar e reformar o abrigo. Observem que estamos falando em coisas que só podem sair de lá dentro de caminhão, devido ao volume e peso, porém, os vigias não vêem ou ouvem nada, apesar de ficarem a dez metros do local. Imaginamos que ao entrar, estes bandidos fazem os 120 cães latirem, porém...
Fomos falar com o corregedor responsável apelando para seu espírito solidário, pelo menos para averiguar se estaria havendo conivências destes vigias, porque não é possível toda semana roubos e ninguém vê. Ele, educadamente, me disse que a UIPA não tem nada ver com a Prefeitura, portanto eles não podem fazer nada. Caso os proprietários destes animais de grande porte sob a guarda da Prefeitura que estão sendo roubados, começarem exigir legalmente a indenização, o Município começa a pagar ônus pela sua irresponsabilidade na guarda do patrimônio público. E nós que desenvolvemos um trabalho voluntário há 18 anos em Bauru, sem custos ao Município, fazemos o serviço de saúde pública que a Prefeitura também tem que fazer por lei. Precisamos existir porque os governos não agüentam o rojão sozinhos, pois falta tudo. A revolta não é contra as pessoas que aceitaram governar, mas ganham e tratam os voluntários com este descaso, no Ano do Voluntariado! (Angela Maria H. da Silva - UIPA - RG 7.412.513)