Medida visa prevenir ou minimizar conseqüências de possíveis eventos desastrosos que possam atingir o município.
Agudos - Os novos membros da Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Agudos iniciaram, nesta semana, a elaboração de um plano de trabalho que inclui mapeamento e visita aos locais considerados como áreas de risco. Estão previstas também a realização de cursos de treinamento e capacitação, cadastramento de voluntários para a formação da equipe de apoio e implantação de um almoxarifado com equipamentos e materiais básicos necessários ao trabalho da Comdec.
A visita aos pontos críticos da cidade acontece hoje, dia 17, a partir das 16h, com a participação dos 16 integrantes da Coordenadoria. Após a identificação e análise das áreas de risco a Comdec irá planejar ações específicas, no sentido de aplicar medidas preventivas para possíveis calamidades, como enchentes e desabamentos, além de se preparar para situações de emergência.
Também será montado um banco de dados que ficará disponível numa central de informações, para fornecer suporte técnico e humanitário.
Os interessados em fazer parte da equipe de apoio podem se cadastrar pelo telefone 156. A equipe de apoio receberá treinamentos e informações sobre o funcionamento e atividades da Comdec, através de cartilha com resumo do Manual da Defesa Civil. Esta equipe será convocada para auxiliar a Coordenadoria, em casos de calamidade pública. A primeira reunião para esclarecimentos e orientações ao pessoal de apoio será realizada no dia 28 de novembro, às 20h.
Para acionar o Comdec, em situações que estejam dentro da responsabilidade da Defesa Civil, a população deve ligar para os telefones 156 ou 262-1117. O presidente da Comissão, Valter Ribas Júnior, pede o apoio dos moradores, para que não sejam feitos alarmes falsos e nem trotes. Os números só devem ser acionados em casos de real necessidade.
O que é a Comdec
É um órgão do Gabinete do Prefeito que atende situações de emergência na área do Município. Defesa Civil é o conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências de eventos desastrosos, socorrer e dar assistência as populações atingidas, limitando os riscos e perdas materiais, preservando e salvando vidas. A Defesa Civil também participa de campanhas de controle e combate ao Dengue (mosquito transmissor da doença dengue), campanhas do agasalho e campanhas de vacinação em geral. O órgão atua em casos de incêndios, inundações, desabamentos, epidemias, acidentes ferroviários, aéreos e viários na área urbana e rural. Apóia com máquinas, equipamentos e pessoal, os setores envolvidos na ação de socorro. Realiza exercícios simulados envolvendo produtos perigosos, evacuação de edifícios e acidentes aeronáuticos. A Defesa Civil faz o elo de ligação entre a população e prefeitura para os atendimentos nas situações emergenciais.
O trabalho da Coordenadoria começa pela fase preventiva, onde é realizado o levantamento das áreas de risco do Município, visando ações de socorro e a elaboração de projetos. A Comdec de Agudos está justamente nesta fase. Nos procedimentos seguintes constam a chamada fase de socorro, propriamente dito, a fase assistencial e a fase recuperativa.
Na estrutura do Comdec existem três órgãos de trabalho: o operacional que atua diretamente nos casos de emergência, como polícias civil, florestal e militar, corpo de bombeiros, diretoria de obras, saúde, água e esgoto, etc. O segundo órgão é o de apoio que fornece informações, projetos e outras colaborações e é composto por diretoria de educação, planejamento, instituto meteorológico e outros. O terceiro órgão é o de relações públicas, formado pela assessoria de imprensa, gabinete do prefeito e setor de administração.
Membros da Coordenadoria
Valter Ribas Júnior (presidente); Sireni Aparecida Torres Ferrari (secretária): Miguel Simões (representante da Associação Comercial, Industrial e Rural de Agudos (Acira); Walter Ferrari Júnior e Marcus Xavier Rodrigues da Costa (da Duratex); Pedro Antônio Francisco (da chefia de gabinete); Vera Lúcia Corrêa Parente (do Setor de Orientação e Desenvolvimento Agrícola); Altair Francisco da Silva (diretor municipal de saúde); Maria Cecília Bigareli Ayub (diretora de educação); Benedito Carlos da Silva Machado (diretor de obras); Ademir Cristino (da polícia civil); Elizeu Tenório Cavalcanti (Polícia Militar); José Eduardo Ferreira (da diretoria de esportes); Elisabete Lucas de Paula Souza (assessora de imprensa); Kinite Sugui (da associação de moradores) e Carlos Alberto Alves (do sindicato dos servidores públicos municipais).