Geral

Semana da Comunicação da Unesp vai discutir currículo

Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Começa hoje e vai até sexta-feira no câmpus de Bauru da Universidade Estadual Paulista (Unesp) a Semana do Curso de Comunicação. O evento procura debater o projeto pedagógico, o currículo e o mercado de trabalho das três habilitações em comunicação que a Universidade oferece: Relações Públicas, Jornalismo e Rádio e Televisão.

O objetivo das discussões, que devem contar com a participação de alunos e professores da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (Faac), é dar diretrizes para a reformulação do currículo e projeto pedagógico do curso. Esse tipo de discussão não é recente. A busca por um novo currículo começou no início dos anos 90 com a criação dos conselhos de curso.

Segundo o professor e chefe do Departamento de Comunicação Social, Dino Magnoni, a maior lacuna da grade curricular está no fato de que ela não concilia a teoria com a prática . A própria ordem das matérias já é um problema, colocou-se a formação teórica nos primeiros anos e a prática nos últimos sem as relacionar, explica.

Para discutir e tentar corrigir esses erros, a Semana da Comunicação vai ter três atividades: grupos de trabalho durante a manhã, fóruns à tarde e mesas-redondas no período noturno. Nos grupos , os estudantes vão conversar com ex-alunos da Unesp que estão no mercado de trabalho. Eles representam a experiência e a vivência e têm uma visão clara dos acertos e erros do curso, constata Dino Magnoni. À tarde, durante os fóruns, os alunos farão relatórios mostrando as conclusões a que chegaram de manhã. As mesas-redondas trazem profissionais que explicarão o que é um projeto pedagógico e suas implicações.

A reformulação do currículo deve ser definida até o final de março de 2002 para chegar à reitoria até o início de maio. Aqueles que ingressarem em algum dos cursos de comunicação da Faac em 2003 encontrarão a grade curricular completamente renovada. Hoje, na abertura do evento, às 20 horas, será realizada na mesa-redonda sobre projeto pedagógico.

Comentários

Comentários