Durante reunião com moradores da região do Núcleo Leão XIII e Parque Santa Cândida, anteontem à noite, a Prefeitura apresentou o projeto da Escola de Ensino Fundamental (Emef), que vai atender a demanda dos bairros Leão XIII, Parque Santa Cândida, Vila Dutra, Vila Industrial e Val de Palmas.
Trata-se de um projeto de grande porte que vai atender aos novos padrões adotados pela Prefeitura para a construção de Emefs. A escola foi projetada prevendo todas as normas de acessibilidade e deve custar aproximadamente R$ 500 mil.
A área destinada à unidade escolar é de 5 mil m2. O projeto prevê 1.421 m2 de área construída, com três pavimentos, 10 salas de aulas, biblioteca, sala de audiovisual, quadra poliesportiva e as demais dependências comuns a uma escola.
O terreno foi escolhido de forma estratégica e fica localizado na rua Primo Pegoraro, via de acesso fácil aos bairros e percurso para a área central da cidade. Ainda de acordo com o projeto, que será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, 14 mil m2 ao redor do espaço destinado à escola serão utilizados na implantação de um bosque que funcionará como área de lazer.
A Prefeitura incluiu no orçamento de 2002 a construção de cinco Emefs. E o projeto apresentado nesta semana deverá entrar em licitação no mês de janeiro do próximo ano. Segundo a Secretaria de Obras, cinco novas escolas já estão sendo concluídas e outras duas encontram-se com as obras em andamento.