Geral

Trânsito na Duque mudará amanhã

Redação
| Tempo de leitura: 3 min

Serão proibidas as conversões à esquerda em vários cruzamentos da avenida; em outros serão implantados semáforos.

As alterações no sistema viário da avenida Duque de Caxias referentes ao Projeto Duque entrarão em vigor amanhã. Conforme publicado no JC nos Bairros de 11 de novembro, serão implantados semáforos em alguns cruzamentos, impedidas conversões à esquerda em pontos mais críticos e proibido o estacionamento entre as quadras 19 e 30 da avenida.

Durante esta semana, a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb), responsável pelo gerenciamento do trânsito na cidade, iniciou os procedimentos dos serviços de manutenção de sinalização de solo, implantação de semáforos, fechamento de canteiros centrais, mudanças no sentido de direção de vias e substituição de placas de sinalização.

Ontem, já era possível observar que os canteiros centrais ganharam nova pintura e que os suportes para os novos semáforos foram instalados.

As alterações na Duque de Caxias, considerada uma das principais vias de acesso de Bauru, têm como objetivo solucionar problemas observados há anos ao longo da avenida e que intensificam-se em horários de pico. Entre os principais deles, está a insistência dos motoristas em fazer conversões à esquerda.

Conforme a norma de trânsito, em avenidas com pista dupla, o motorista que pretende cruzar a via deve fazer um retorno à direita. Na ausência de placas de proibição de conversões em vários pontos da avenida - exigidas por lei - muitos motoristas não recorrem ao retorno.

Os condutores sinalizam a intenção de cruzar a Duque de Caxias mas, devido ao fluxo intenso de veículos, são obrigados a parar e aguardar, gerando filas de veículos no lado esquerdo da pista, o que aumenta o risco de ocorrência de acidentes de trânsito.

Alterações

O conflito gerado pela conversão à esquerda nas ruas São Luiz e Luiz Aleixo, no acesso ao bairro Higienópolis para quem transita no sentido Centro-bairro, será solucionado com o sistema de alças de retorno. Ele obriga o motorista a fazer o retorno pela direita. Para isso, serão implantados semáforos no cruzamento da avenida Duque de Caxias com as ruas 29 de Outubro e Piauí, como indicado no mapa nesta página.

A rua São Luiz passará a ter mão única de direção no sentido Duque de Caxias/Manoel Bento Cruz, somente no quarteirão compreendido entre essas ruas.

A conversão à esquerda ficará proibida, além da rua São Luiz, nas ruas Recife, Antônio A. de Cintra, Tuffy Haron e Luiz Canolezee. Nesses locais, as aberturas nos canteiros centrais que autorizam a conversão à esquerda serão fechadas. Não seria possível implantar semáforos já que trata-se de ruas que não continuam do outro lado da avenida.

De acordo com o engenheiro Aníbal dos Santos Ramalho, gerente de Operações Viárias da Emdurb, a alteração da mão de direção na rua Capitão Alcides, como havia sido anunciado anteriormente e publicado pelo JC, não será feita agora. A rua Capitão Alcides não influencia diretamente o trecho alterado e será repensada posteriormente, expõe.

O engenheiro também acrescenta que o estacionamento será proibido na avenida Duque de Caxias, entre os quarteirões 19 e 30.

Apesar das esperadas reclamações dos motoristas, em virtude do aumento em alguns metros no trajeto para o cruzamento da avenida, a Emdurb acredita que as medidas devem garantir a fluidez no trânsito e a segurança de condutores e pedestres.

Atenção

Segundo o engenheiro Ramalho, até as 12 horas de amanhã, os semáforos deverão estar implantados e toda a sinalização concluída. Assim, a Emdurb pede atenção aos motoristas para a nova sinalização que está sendo implantada no local.

Comentários

Comentários