É o emprego de técnicas de manipulação da coluna vertebral para o tratamento de dores de cabeça, nas costas e no pescoço.
O bacharel dessa área usa as mãos como instrumento de cura. Com elas, o profissional acerta a posição das vértebras do paciente e trata, assim, problemas musculares e articulares que causam dores nas costas, no pescoço e na cabeça, como hérnia de disco ou alterações de postura. No diagnóstico, analisa o paciente e os exames para definir a terapia mais indicada ao caso ou, se for preciso, encaminhar o paciente para outro especialista, como o ortopedista. Exercícios físicos, alongamento e reeducação postural fazem parte de seus métodos de trabalho. Costuma atuar com outros profissionais de saúde, como fisioterapeutas. Salário médio inicial: R$ 60 por consulta.
O que você pode fazer como bacharel em Quiropraxia
Clínica - Diagnosticar dores nas costas, na cabeça e no pescoço provenientes de problemas de postura, nas articulações ou musculares e aplicar tratamento adequado. Grupos especiais - Estimular e recuperar a mobilidade de pacientes com limitações físicas por meio de exercícios e orientação postural.
O Curso
Apenas duas faculdades oferecem o curso no Brasil: a UAM, em São Paulo, e a Feevale, no Rio Grande do Sul. O currículo de ambas é composto, fundamentalmente, de disciplinas de Medicina. Além de técnicas de diagnóstico e de manipulação, há aulas de anatomia, fisiologia e bioquímica. Treinamento prático é o que não falta. No último ano, o aluno faz estágio em período integral atendendo pacientes sob a supervisão de um profissional formado. Duração média: cinco anosÁrea: Ciências Biológicas e da Saúde
Para saber mais
Leia: Quiroprática - Um Manual de Ajustes do Esqueleto (Ícone 2000). Dizem que para descobrir a origem de uma doença você deve começar pela coluna. Essa é uma das idéias que você vai encontrar nesse livro de Elza Castro.
Fonte: Guia do Estudante - Vestibular 2001 - Ed. Abril