O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) informou, ontem, que o governador Geraldo Alckmin, do mesmo partido, autorizou a liberação de R$ 400 mil para a aplicação na recuperação de parte dos estragos causados pelas chuvas de 8 de fevereiro deste ano na cidade. O recurso será repassado para a Defesa Civil do Município, mas ainda depende de apresentação de projeto pelo Executivo.
Pedro Tobias disse que, pessoalmente, considera que o mais importante para o Município é priorizar a recuperação das ruas. Mas a verba será repassada sem vinculação de gastos e o prefeito poderá escolher a melhor destinação desde que seja para recuperação da infra-estrutura atingida pelas chuvas. A situação das ruas é a mais caótica e os buracos tomaram conta da cidade, mas o prefeito terá liberdade para utilizar o recurso, disse o deputado.
Ele argumentou que o Município insistiu equivocadamente no decreto de calamidade pública, que acabou sendo rejeitado. A situação era de emergência e o Estado indicou isso à Prefeitura, mas a modificação não foi feita e a cidade ficou todo esse tempo sofrendo com a situação sem uma definição. Tobias reforçou que o dinheiro está disponível com a autorização pelo governador, faltando apenas a Prefeitura Municipal enviar os projetos para aprovação. Primeiro se aprova o recurso, depois libera a verba com o comprometimento de seu uso.
O valor de R$ 400 mil é, aproximadamente, a cifra apontada pela Prefeitura utilizada na recuperação das três ligações mais críticas na cidade, sendo a rua Cuba, rua Mara Lúcia e av. Waldemar G. Ferreira. As três obras já estão praticamente concluídas. Com isso, o Executivo terá a oportunidade de atacar outros pontos. Uma das reivindicações é a praça Palestina, entre tantos outros.