Geral

O humano: centro do universo

Redação
| Tempo de leitura: 1 min

Grupo Factum expõe obras em duas e três dimensões a partir de amanhã, no Centro Cultural de Bauru.

O Grupo Factum, formado por oito artistas de Jaú, abre amanhã, às 20h30, no Centro Cultural de Bauru, a exposição Espaço Desnudo. As obras podem ser apreciadas no local até dia 20 de dezembro.

Espaço Desnudo retrata um mundo antropocentrista - que possui em seu centro o humano - de forma natural e com todas as suas manifestações: dor, desejo, amor, ódio, saudade, medos e prazeres.

A exposição conta com trabalhos que empregam técnicas de duas e três dimensões, imagens fotográficas, pinturas, desenhos, esculturas e instalações. São obras que não mostram, mas sugerem, ou melhor, ousam, no intuito de provocar discussões e experiências sensoriais e atrair olhares sensíveis e questionadores.

O grupo

Com cinco anos de existência, o grupo busca com as exposições que realiza ampliar seu universo de possibilidades artísticas. O Factum nasceu com uma iniciativa do artista plástico de João Pio de Almeida Prado, que pretendia reunir artistas jauenses para reuniões de estudo, palestras, cursos, pesquisas e exposições. Na época, o grupo era formado por sete artistas.

Criou-se o hábito de reuniões semanais na residência de João Pio. Posteriormente, escolheu-se o nome de Factum (do latim, desafio) para o grupo.

Outra decisão tirada das reuniões foi a da realização de duas exposições anuais.

Atualmente, o grupo conta com oito artistas. Além de João Pio, estão Cilene Franceschi, Rosa Maria Lima Grizzo, Regina Helena Rapisarda, Heloísa Ruiz Pereira, Kico Marcolan, Antônio José Faria e Dacha Capinzaiki Franceschi.

Serviço

Exposição "Espaço Desnudo", do Grupo Factum, no Centro Cultural de Bauru. Abertura amanhã, 20h30, grátis. Até 20 de dezembro. Apoio: Licorola e Biomecânica. Av. Nações Unidas, 8-9. Informações: (14) 235-1072.

Comentários

Comentários