O Tilibra-Copimax sofreu sua quinta derrota no Campeonato Paulista de Basquete, por 89 a 83, ontem à noite, fora de casa, diante do Mogi/Valtra/UBC.
Como era esperado, o jogo foi muito disputado e decidido apenas no quarto final. E os erros da equipe bauruense no último período foi o ponto de desequilíbrio da partida. O time do técnico Jorge Guerra ficou incríveis 7 minutos e 25 segundos sem fazer um ponto sequer. O Mogi, comandado pelo norte-americano Booker, que marcou 27 pontos não deu moleza e abriu uma decisiva vantagem de 15 pontos neste espaço de tempo, que não existiu para o time de Bauru. Nos dois minutos finais do jogo, o Tilibra esboçou uma reação, mas já era tarde.
O resultado pode tirar o Tilibra da segunda posição (está em primeiro com um jogo a mais e deve ser ultapassado pelo Franca), caso o Ribeirão Preto vença a Uniara hoje à noite, em Araraquara. A boa notícia é que o armador Raul finalmente voltou a jogar depois de um longo período afastado das quadras.
Na partida de ontem, o Tilibra foi muito bem em dois períodos - o primeiro e o terceiro - e muito mal no segundo e no quarto. No primeiro, a equipe de Bauru esteve concentrada e conseguiu manter-se à frente do marcador quase o tempo todo, apesar de pequena a vantagem. O ponto forte era a marcação e as roubadas de bola. Nos primeiros cinco minutos foram 8 contra-ataques de Bauru contra nenhum do Mogi. Resultado: vantagem de 33 a 28 para Bauru.
No segundo período. Guerrinha foi obrigado a revezar os titulares e aí o Mogi cresceu no jogo, pressionou na marcação e começou a acertar o ataque. A equipe do técnico Nilo Guimarães venceu o quarto por 25 a 14 e passou à frente, com 53 a 47.
O terceiro quarto foi do Tilibra, que voltou marcando muito bem e acertando os contra-ataques. Em cinco minutos as ações estavam novamente equilibradas. Neste período, Raul voltou à quadra e o Tilibra venceu por 24 a 18, para empatar o jogo em 71 pontos. Tudo indicava que a partida seria decidida nos segundos finais e veio à memória de muita gente o histórico jogo entre as duas equipes pelo Campeonato Nacional, que teve três prorrogações. Mas aí aconteceu o "desastre dos 7min25s em branco". Final: Mogi 89 x Bauru 83.
RODADA - A 11ª rodada do Campeonato Paulista será completada hoje com seis partidas. O clássico envolvendo Hebraica/Blue Life e Pinheiros, às 18h, no ginásio Centro Cívico (A Hebraica), na Capital, abre a jornada. Outro grande clássico acontece em Araraquara, às 20h, entre Uniara/Fundesport e Ribeirão Preto/COC, partida que interessa muito ao Tilibra.
Demais jogos: às 19h - São Caetano x TC São José e Franca/Unimed x Rio Pardo/Sadia (ESPN); às 20h - Santo André x Corinthians e Casa Branca/Leitor x Unisanta.