Geral

Em confiança

Leonardo de Brito
| Tempo de leitura: 5 min

ENFIM, O RELATÓRIO

Enfim, o relatório final da CPI do Futebol no Senado será votado na manhã de hoje. Com 1.600 páginas, o docuemnto pedirá que o Ministério Público investigue mais de uma dezena de dirigentes. Caberá ao Ministério Público acatar ou não os pedidos da Comissão. A CPI solicitará ao MP o indiciamento de Ricardo Teixeira, presidente da CBF, Eduardo José Farah, presidente da Federação Paulista de Futebol, Pedro Yves, dirigente da FPF, Elmer Guilherme, presidente da Federação Mineira, Eduardo Viana, presidente da Federação do Rio de Janeiro, deputado Eurico Miranda, presidente do Vasco, Paulo Reis, diretor do Departamento Jurídico do Vasco, Antônio Soares Calçada, ex-presidente do Vasco, Mário Cupello, vice de Finanças do Vasco, Edmundo Santos Silva, presidente do Flamengo, Antônio Augusto Dunshee de Abranches, ex-presidente do Flamengo, Samir Abdul Yarak, ex-presidente do Santos, José Paulo Fernandes, ex-dirigente do Santos. Contra Eurico Miranda a CPI também vai solicitar à Câmara a abertura de um processo de cassação do seu mandato por quebra de decoro parlamentar. A tendência é que o relatório seja aprovado tranquilamente.

EURICO DISPARA

Em comunicado oficial lançado ontem, no site oficial do Vasco, o presidente do clube, Eurico Miranda, voltou a disparar sua artilharia para os senadores Álvaro Dias e Geraldo Althoff, além da Rede Globo, assim como já fizera em outras oportunidades. O polêmico dirigente negou todas as acusações que vem sofrendo e afirmou que os senadores estão usando a CPI para conseguir votos para futuras candidaturas. Sobre a rede de televisão, Eurico voltou a afirmar que não recebe dinheiro da emissora desde o início do ano, por ter batido de frente com os interesses globais.

COBRAS

Apesar de ainda não estar confirmado como técnico do Santos para a temporada 2002, Cabralzinho já manifestou a vontade de permanecer com o meia Marcelinho no elenco santista. Sobre a possível vinda do volante Vampeta à Vila Belmiro, o treinador não quis conversa.

REI DO SUMIÇO

Edílson é no momento o melhor jogador do Flamengo, mas também o msis indisciplinado e isso está fazendo o técnico Carlos Alberto Torres perder a paciência. Ontem, mais uma vez o atacante faltou ao treino. Carlos Alberto disse que entregará o caso à diretoria e ameaçou até barrar o jogador em razão das faltas sucessivas do craque aos treinos do Flamengo. O capitão do tri chegou a usar Pelé e Zico como exemplos para condenar seu comandado. Ele afirmou que nem Pelé e Zico fizeram o que Edilson está fazendo. Foi a quarta vez que o Capeta deu o cano.

CLÁSSICO EM CABUL

Foi realizado o primeiro clássico em Cabul, após a retirada da milícia talibã da capital do Afeganistão. O El Sabawon, um dos clubes mais tradicionais do país, enfrentou o rival Shaeen no Estádio Nacional Azi. Desde a tomada do governo afegão pelos talibãs, há seis anos, as equipes não conseguiam disputar uma partida sem interrupção, já que os fundamentalistas executavam publicamente os que transigiam as regras impostas pelo regime no intervalo das partidas. Além disso, nas partidas realizadas durante o governo talibã, os jogadores eram obrigados a jogar com calça até os calcanhares. Isso quando havia jogo, porque o regime proibiu a prática de atividades esportivas. Agora, sem a presença do regime fundamentalista, o El Sabawon derrotou o tradicional rival por 5 a 4. Desta vez o resultado foi o de menos. A vitória foi de todos.

NOVELA

A novela envolvendo a transferência de Ronaldinho, do Grêmio para o Paris Saint Germain, que se arrasta desde o início do ano, ganhou novos capítulos. Inconformados por não terem recebido os R$ 5,9 milhões a que teriam direito de acordo com a determinação da Fifa, os gaúchos recorreram à entidade. Pedem que o clube francês seja afastado de todas as competições internacionais, enquanto não depositar a quantia.

PUNIÇÃO

O meia alemão Marco Reich, do Colônia, foi suspenso por duas partidas por fazer um gesto obsceno - levantar o dedo médio - para o bandeirinha, durante o jogo contra o Borussia Dortmund, no último sábado, pelo Campeonato Alemão. O jogador não foi punido pelo árbitro da partida, mas, flagrado pelas câmeras de televisão, não escapou da punição.

VEM AÍ A LRS

Depois dos prefeitos se adaptarem à Lei de Responsabilidade Fiscal poderá estar chegando a vez dos dirigentes sofrerem com a Lei de Responsabilidade Social (LRS) do Futebol Brasileiro. Segundo essa LRS o futebol profissional passa a ser entendido como ato de comércio. Essa alteração torna dirigentes de clubes e federações responsáveis nos âmbitos cível e criminal por irregularidades cometidas em nome das entidades, da mesma forma que o são os responsáveis por sociedades comerciais. Eles seriam obrigados a publicar demonstrações contábeis e balanços patrimoniais a cada exercício - passando por auditorias independentes.

NÃO FAÇA ISSO

Sebastião Lazaroni dirige o Yokohama Marinos, da Liga Profissional do Japão. Que fique por lá. O treinador lançou a famigerada figura do líbero, na Copa de 90, na Itália. Foi a pior participação do Brasil na história dos Mundiais. O polêmico técnico disse categoricamente, que ainda voltará a dirigir a Seleção. Para a felicidade geral na nação futebolística, não faça isso, Laza.

OPINIÃO DO REI

Pelé disse em entrevista na edição de ontem ao jornal Daily Star, que a Inglaterra, no mínimo, será a finalista da Copa do Mundo de 2002. Segundo o atleta do século, o grande responsável pela melhora da equipe foi o técnico sueco Goran Eriksson, que assumiu o comando do English Team no início de 2001.

F-1 DE CHUTEIRAS

A Premier1 GP, categoria apelidada de F-1 de chuteiras porque reunirá clubes de futebol e carros de corrida, foi oficialmente adiada por uma temporada. Com início previsto anteriormente para julho de 2002, agora ela só deverá começar em março de 2003.

MEMÓRIA

A classificação do Campeonato Paulista de 1991, após a disputa do segundo turno da primeira fase, definiu os times que subiram do grupo B Série A-1 de 92, assim como os do Grupo A que cairam para a Série A-2. Grupo A: 1º - Corinthians; 2º - Palmeiras; 3º - Botafogo; 4º - Portuguesa; 5º - Guarani; 6º - Bragantino; 7º - Santos; 8º - Ituano; 9º - América; 10º - XV de Piracicaba; 11º - Novorizontino; 12º - XV de Jaú; 13º - Ferroviária; 14º - Mogi Mirim. Grupo B: 1º - São Paulo; 2º - Inter; 3º - Santo André; 4º - Noroeste; 5º- Sãocarlense; 6º - Juventus; 7º- Ponte Preta; 8º - Rio Branco; 9º - União São João; 10º - Marília; 11º - São José; 12º - Catanduvense; 13º - Olímpia, 14º - São Bento.

Comentários

Comentários