Bauru é um dos 11 municípios da região que estão pleiteando a municipalização plena de fiscalização na área farmacêutica. Em encontro realizado pela Secretaria de Vigilância Sanitária, hoje, em Bauru, fiscais serão treinados para obter capacitação técnica necessária para que todo o setor farmacêutico, ou seja, indústria, farmácias de manipulação, drogarias sejam fiscalizadas integralmente pelo município.
Como o nível de complexidade e exigências por parte da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem aumentado quando se trata de medicamentos, muitos pontos precisam ser discutidos e assimilados. Hoje, por exemplo, para que uma farmácia de manipulação possa atuar dentro das normas da Vigilância Sanitária, é preciso seguir o Regulamento Técnico específico, estabelecido pela Resolução da Diretoria Anvisa RDC 33, de 19 de abril de 2000.
A empresária e farmacêutica Rosane Michelassi Lara, da Magistral Pharma, é uma das palestrantes do encontro, cuja missão é mostrar o processo de implantação da RDC 33 aos participantes. Quando foi publicada a Resolução, achamos que seria muito difícil de implantar, em curto prazo de tempo, todas as exigências. Mas vimos que um controle de qualidade rígido não é tão difícil de ser obtido. É preciso investimento, mas mais do que isso, nos imbuir de novos conceitos, que vão desde o atendimento, até a manipulação da fórmula propriamente dita, destaca Rosane. A palestra da farmacêutica será hoje, às 8 horas, no Obeid Plaza.