Jaú - Médicos do Departamento de Tumores da Pele e de Partes Moles, do Hospital Amaral Carvalho de Jaú, realizarão no próximo sábado uma campanha de prevenção do câncer de pele, orientando e tirando dúvidas da população, das 8 às 16 horas, no posto instalado no estacionamento do hospital.
A campanha faz parte do Programa Nacional de Controle do Câncer de Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia e visa informar corretamente a população sobre a doença, através da orientação aos interessados que, quando necessário, serão encaminhados para exames mais detalhados e tratamento.
As pessoas que tiverem dúvida sobre manchas na pele, feridas de difícil cicatrização, ou que queiram saber como se proteger, serão atendidas pela equipe médica, gratuitamente no local. Haverá, na oportunidade, distribuição de material impresso sobre o câncer de pele.
Causas e sintomas
O câncer de pele é uma disfunção do organismo que fabrica células desordenadamente e em grande quantidade, tendo como principal causa os raios solares. Alguns sintomas da doença são: feridas que não cicatrizam, crescem, formam crostas e sangram (carcinomas); e pintas que coçam e às vezes sangram (melanoma).
Pessoas de pele clara não devem se expor ao sol entre 10 e 15 horas ou entre 11 e 16 horas (horário de verão). Quem tem pele morena deve usar filtro solar (no mínimo fator 15), e as de pele clara e trabalham ao ar livre, precisam usar filtro solar todos os dias nas áreas expostas.