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Foi inaugurado, ontem à noite, no km 191 da rodovia Castelo Branco, no município de Pardinho o mais moderno posto de abastecimento e restaurante da América Latina - o Rodoserv Star.

Paulo Toledo
| Tempo de leitura: 11 min

Posto Rodoserv Star, localizado na pista Interior/Capital da rodovia Castelo Branco, entra em funcionamento amanhã.

Pardinho - O Grupo Rodoserv inaugurou, ontem, o seu mais novo empreendimento, o Rodoserv Star, que está sendo considerado o melhor posto de parada em rodovias na América Latina. O novo posto, que está localizado no Km 191 da rodovia Castelo Branco, no município de Pardinho, na pista Interior-Capital, será o novo ponto de parada dos ônibus de transporte regular de passageiros do Expresso de Prata. O funcionamento será iniciado na segunda-feira.

O empreendimento da família de Amarildo Martini, que tem um visual high tech possui uma área construída de aproximadamente 5 mil metros quadrados, dentro de uma área total de 80,85 mil, na qual outros 40 mil metros quadrados são de área verde. O Rodoserv Star utiliza o que há de mais novo existe em termos de tecnologia de construção, preservação ambiental e de produção de alimentos, o que o coloca entre os mais modernos do mundo, segundo o arquiteto Jurandyr Bueno Filho, autor do projeto.

Rodoserv inaugura posto futurista

Empreendimento surge com o que há de mais moderno em termos de tecnologia de construção e preservação ambiental.

A localização do Rodoserv Star, inaugurado ontem, é considerada estratégica em razão das possibilidades que apresenta, como a integração com a rodovia Raposo Tavares, chamada de rodovia do Mercosul, e, por isso, foi feito um dimensionamento da estrutura para atender a uma crescente demanda, que pode chegar a 150 mil clientes por mês.

Amarildo Martini ressalta que a construção do novo posto foi incentivada por seu pai, o saudoso José Martini Neto, numa área reservada para isso há alguns anos. De acordo com ele, o acordo operacional com o Expresso de Prata foi decisivo para que o empreendimento fosse iniciado.

O empresário ressalta que, quando houve a decisão pela construção, a intenção estabelecida foi de que o novo posto deveria ter um padrão igual ou melhor que o Rodoserv Sorriso (o antigo Rodoserv), também instalado na rodovia Castelo Branco, a cerca de 8 Km, na pista Capital-Interior. Tinha que ter um conceito de modernidade, com todo o know how que adquirimos no Rodoserv, destaca.

Essa preocupação, diz Amarildo Martini, visa entregar para os usuários um posto de alta qualidade, inovador, que possa encantar os passageiros e outros usuários que utilizem a parada. Para isso, além de toda a tecnologia utilizada, a empresa se preocupou com o material humano, que recebeu um treinamento especial para que realize um atendimento de alta qualidade.

Visual

O projeto arquitetônico elaborado por Jurandyr Bueno Filho é futurista, num visual high tech, e chama a atenção das pessoas quando passam pela rodovia Castelo Branco. O posto é todo envidraçado, com o uso de uma nova tecnologia, utilizada pela primeira vez no Brasil, que é a mesma usada na pirâmide do Museu do Louvre, na França, além dos vidros temperados curvos, já produzidos pela indústria nacional.

Além disso, nos banheiros foram utilizados mármores importados da Grécia, chamados Piguês. A iluminação foi adquirida na feira de Iluminação de Milão, na Itália, a ExpoMilão, apesar da concepção do projeto utilizar ao extremo a luz natural. Além disso, foram desenvolvidos pela Portobello pisos especiais porcelanatos.

Outra preocupação é a ambiental, com o tratamento de esgoto em uma estação especialmente construída, num conceito norte-americano, no qual a água é reabsorvida pelo solo depois de purificada. O cuidado com as águas pluviais também está presente, já que foram instalados coletores e canaletas de transportes da água que reduzem a força do deságüe, evitando a formação de erosões.

Os 40 mil metros quadrados de área verde contam com palmeiras imperiais e outras plantas, que compõem uma paisagem harmoniosa e com uma proposta inovadora. Além disso, 80% do piso de calçamento é feito em concreto armado, o que ajuda na manutenção e evita o desgaste.

Amarildo Martini relata que não poupou esforços para oferecer o melhor aos clientes do Rodoserv Star, com qualidade no atendimento e na qualidade dos produtos ofertados, desde os derivados de petróleo vendidos no posto de abastecimento até os alimentos da lanchonete. É uma aposta ousada, junto com a globalização que está vindo maciçamente no Brasil. Temos que evoluir, sempre. Cada dia é um novo dia, que precisamos sempre estar inovando, sempre buscando idéias, nunca parar no tempo, assim como é o exemplo do transporte rodoviário, do Expresso de Prata. Então a parada que oferecemos tem que ser do mesmo nível que o serviço oferecido pelo Expresso de Prata, que é top de linha, de excelência, afirma.

Primeiro Mundo é aqui

O empresário Alcides Franciscato, diretor-presidente do Grupo Prata, entende que a concretização desse contrato com o Rodosev Star, é conseqüência da identificação do perfil de atuação de ambos os grupos, revela: O Grupo Rodoserv atua de forma semelhante a nossa, procurando sempre estar na vanguarda, mantendo o pioneirismo de oferecer grandes diferenciais de qualidade para seus clientes, seja em tecnologia, seja em serviços, e a celebração do nosso contrato é a consolidação prática dessa busca constante.

O Expresso de Prata é reconhecido pelos seus diferenciais e o Padrão Prata de Qualidade sempre foi fortemente mostrado em toda a comunicação da empresa, que foca seus investimentos em tecnologia, recursos humanos e suas ações em iniciativas de caráter social, cultural, esportivo e de cidadania. A empresa foi, por exemplo, a primeira a colocar em linhas regulares os sofisticados ônibus Double Decker, mantém elevados investimentos em renovação permanente de suas frotas e, inclusive, transfere tecnologia para os fabricantes, que aplicam muitas das inovações sugeridas pela empresa em suas linhas regulares de montagem e, por isso mesmo, pode dizer em sua comunicação -Quem viaja de Prata viaja nos melhores ônibus do mundo . Esse é o nosso padrão, é Primeiro Mundo em transporte rodoviário e isso todos sabem e agora quem viaja com o Prata vai ter mais esse diferencial exclusivo, que é a parada no Rodoserv Star, o melhor posto da América Latina, finaliza Franciscato, não sem antes felicitar o empresário Amarildo Martini e todos do Rodoserv pelo novo empreendimento.

Obra de qualidade

O empresário Érico Braga, diretor-presidente da Prata Construtora, responsável técnico pela obra do Rodoserv Star afirma que, sem qualquer dúvida, é o melhor posto de parada de ônibus regular que existe no Brasil.

A construção foi iniciada no início de 2001 e está sendo concluída dentro do próprio ano, o que é uma vitória em termos de Engenharia Civil, em razão da complexidade da obra. O engenheiro José Valério Neto, da Prata Construtora, é o responsável pela execução do projeto do arquiteto Jurandyr Bueno Filho.

Na verdade, a relação entre a Prata Construtora e a família de Amarildo Martini é antiga. O posto Maristela, foi a primeira grande obra da construtora bauruense, há cerca de 20 anos. Érico Braga destaca que o posto Rodoserv Star tem um padrão que vai completar o serviço que o Expresso de Prata presta. A empresa é considerada de alto padrão, já tendo sido premiada várias vezes por isso, e, agora faz a parceria com um grupo que tem a mesma preocupação com a qualidade.

O empresário bauruense destaca a amizade que tinha com o saudoso José Martini Neto, pai de Amarildo Martini, que era um homem de visão e um grande empreendedor.

Empreendimento tem concepção inovadora

A inauguração do posto Rodoserv Star, localizado no Km 191 da rodovia Castelo Branco, no município de Pardinho, na pista Interior-Capital, que traz um projeto arquitetônico arrojado, com o que há de mais moderno na área da construção civil, produção de alimentos e atendimento aos clientes, é um marco para o arquiteto bauruense Jurandyr Bueno Filho. Ele acredita que o posto é uma das maiores paradas do mundo e conta com uma concepção inovadora, inclusive com uma preocupação ambiental.

O projeto do Rodoserv Star é fruto de um aprendizado de aproximadamente 20 anos na evolução de postos de serviços em estrada, explica Bueno Filho (leia box nesta página).

O arquiteto ressalta que por ser uma parada de ônibus regular, foi preciso levar em consideração as alterações pelas quais passaram esses veículos nos últimos anos. A maioria dos postos tem cobertura curtas, limitadas à frente do ônibus, que não atendem, por exemplo, aos Double Decker, do Expresso de Prata, cuja a entrada é no meio. No Rodoserv Star é mais longa, evitando que os passageiros se molhem em dias de chuva, por exemplo.

Até chegar ao definitivo, Bueno Filho fez 22 projetos diferentes. Foram três anos de estudos e consultas a especialistas em cada uma das área. Consultamos os melhores do Brasil na área de alimentação para buscarmos os conceitos de como deve ser uma alimentação econômica, eficiente e que agrade ao usuário, conta.

Do ponto de vista tecnológico, conta com grandes avanços, como balanços estruturais com aços especiais. Além disso, foram desenvolvidos pisos especiais de porcelanato com a empresa Portobello, que resistem ao alto tráfego de pessoas.

Até o sistema de iluminação foi pesquisado entre os mais modernos do mundo. O arquiteto chegou a ir à feira de Iluminação de Milão, na Itália, a ExpoMilão. Porém, o prédio utiliza-se do máximo possível de iluminação natural, como forma de economizar energia.

Dentro da decisão de aumentar o conforto dos passageiros e demais clientes, os sanitários foram instalados na parte interna da lanchonete, evitando inconvenientes, como chuvas de vento, etc. Outra novidade é um fraudário, para atender às mães que viajam com bebês.

Outro ponto importante é o atendimento aos portadores de deficiência física, com a instalação de rampas e equipamentos para atender a essas pessoas.

Produção

O Rodoserv Star conta, também, com uma área de produção e estocagem, na qual serão armazenados os alimentos, além de contar com uma padaria e confeitaria e uma câmara fria de mais de 300 metros quadrados, para tratar as carnes utilizadas de uma maneira adequada.

O posto de abastecimento é da bandeira Esso e conta com um centro automotivo para resolução de pequenos problemas em veículos que estiverem em viagem.

Os estacionamentos para veículos serão cobertos e contarão com interligações também protegidas, para que a pessoa possa chegar a lanchonete sem tomar chuva ou sol.

A área de pavimentação, cerca de 30 mil metros quadrados, foi feita em concreto armado, evitando a utilização do asfalto, que tende a se corroer com o tempo.

Bueno Filho ressalta a participação de empresas regionais na obra do Rodoserv Star, como a Prata Construtora, a Cardiobras, de Bauru, e Estrutel, de Lençóis Paulista, entre outras. Aproveitamos a potencialidade da nossa região para executar a maior parte daquela bela obra, afirmou.

Pelo padrão diferenciado do Rodoserv Star, Bueno Filho, além da obra física, fez o projeto dos novos chek-outs (caixas), mesas, cadeiras, balcões e do aquário que vai abrigar fauna e flora marinha.

Preocupação ambiental

Outra preocupação evidente é com a parte ecológica. O Rodoserv Star conta com uma estação de tratamento de esgoto na qual a água é purificada. A tecnologia utilizada prevê a reabsorção da água tratada pelo solo, evitando, por exemplo, que a água seja jogada em um curso dágua, aumentando a vazão e prejudicando-o.

O arquiteto Jurandyr Bueno Filho ressalta que até o fato das pessoas, principalmente as vindas da Capital, quererem ver verde. São 40 mil metros quadrados de área verde irrigada, com um projeto de vegetação que utiliza espécies nativas e palmeiras tropicais, de forma a criar um ambiente acolhedor.

Para facilitar o acesso a tudo isso, foi utilizado de uma forma extensiva um novo sistema de esquadrias de vidro, chamado de spider, nas quais não há os montantes de alumínio atrás. O que prende os vidros são cabos-de-aço, de tal forma que a integração dos ambientes interno e externo é imediata. Esse sistema de vidro foi utilizado pela primeira vez na pirâmide do Museu do Louvre, na França.

Além disso, são utilizados vidros temperados curvos, que permitem um trabalho arquitetônico mais elaborado. Antigamente, os projetos tinham que ser feitos sextavados, pela falta do vidro curvo, que já e produzido pela indústria nacional. Na questão de energia elétrica, o posto possui um esquema de baixa voltagem e com um grupo de geradores próprios, que farão o abastecimento da unidade.

Outra inovação é a utilização de um sistema que coleta as águas pluviais e a leva até o ponto de deságüe de uma forma que a velocidade seja reduzida, evitando a formação de erosões pela força da água.

Evolução é marca do grupo

O Rodoserv Star é a evolução de um trabalho que o arquiteto Jurandyr Bueno Filho começou há cerca de 20 anos, quando projetou o posto Maristela, em frente ao Rodoserv (atualmente chamado de Rodoserv Sorriso), a pedido da família Martini. O projeto do Maristela foi considerado revolucionário para a época, com a arquitetura privilegiando o concreto aparente, além da utilização de granito nos banheiros.

A idéia era que os usuários pudessem ter um banheiro de qualidade, numa época em que as pessoas evitavam utilizar banheiros de postos. Banheiro de estrada era sinônimo de coisa péssima, destaca o arquiteto. Bueno Filho lembra que o posto Maristela foi a primeira obra da Prata Construtora, que era recém-constituída. Durante a construção, foi feito um acordo operacional com o Expresso de Prata, que passou a utilizá-lo assim que ficou pronto, durante um período. A família Martini encomendou, depois, o projeto do Rodoserv (Sorriso), edificado no outro lado da rodovia, mas em frente o Maristela.

Para chegar no que é hoje, informa Bueno Filho, o Rodoserv Sorriso, dirigido por Amarildo Martini, já passou por diversas reformas, sempre com o objetivo de acompanhar a evolução tecnológica e buscar melhorar ao máximo a qualidade de atendimento ao cliente.

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