Geral

Tradição de Natal

Eliane Barbosa
| Tempo de leitura: 7 min

Tender, peru, chester, bacalhau e pernil para uma ceia com tradição.

Pratos de fácil execução e clássicos festivos capazes de agradar a todos no Natal fazem parte da seleção deste domingo. Na noite feliz, as receitas tradicionais repassadas de mãe para filha continuam liderando na preferência. Caso do tender com laranja, do peru com castanha e do bacalhau na moranga.

Aproveite a data para relembrar através desses pratos, os bons momentos da vida, e traga Jesus mais próximo de seu coração. Com certeza, no simples ato do repartir a ceia, ele aplacará qualquer tristeza ou saudade, e deixará nossos corações mais livres para seguir em frente rumo ao futuro, mesmo com eternas recordações que podem se transformar em momentos de paz e alegria. Depende de nós!

Bacalhau à moda

Postas de bacalhau (2 kg aproximadamente)

2 litros de leite, aproximadamente

8 batatas sem casca, cortadas em rodelas

8 cebolas cortadas em rodelas

8 dentes de alho cortados em rodelas

600 ml de azeite de oliva do bom, aproximadamente

Pimenta-do-reino moída a gosto

Coloque as postas dessalgadas para ferver no leite por 40 minutos (diminua chama para não derramar). Escorra-o. Forre uma assadeira refratária com as rodelas de batata, de cebola, de alho e disponha as postas. Tempere com pimenta, cubra com óleo de oliva e asse-o no forno durante 40 minutos, aproximadamente. Divida as postas e sirva com as batatas e as cebolas.

(*) receita: Antiquárius

Lombo com maçã

8 fatias grossas de lombo de porco

1 litro de suco de maçã

1 xícara (chá) de cachaça

2 maçãs brasileiras

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

Água com suco de limão o quanto baste

Farinha de trigo para empanar

Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Dê leves batidas no lombo para amaciar e deixe-o marinando no suco de maçã com 1/2 xícara de cachaça. Tempere a carne com sal e pimenta e passe na farinha de trigo. Aqueça a manteiga numa frigideira e frite a carne dos dois lados até ficarem dourados. Coloque o resto da cachaça para flambar na frigideira, junte o suco de maçã que restou e deixe engrossar o caldo. Coloque fatias de maçã nesse caldo para tomar gosto, desligue a chama e sirva.

O peru e o pernil são as estrelas da ceia natalina, mas o bacalhau, herança da colonização portuguesa, não pode faltar num Natal tradicional

Peru de festa

1 peru de 4 kg

3 dentes de alho amassados

1 cebola picada

1/2 xícara (chá) de óleo

1 colher (sopa) de sal

3 xícaras (chá) de vinho branco

1 xícara (chá) de suco de abacaxi

100 g de manteiga derretida

Para o molho:

1/2 xícara (chá) de água

1 colher (chá) de molho inglês

1/2 xícara (chá) de suco de abacaxi

1 colher (chá) de maisena

4 colheres (sopa) de cachaça

Bata os temperos, menos a manteiga, no liqüidificador. Tempere o peru de véspera, regando-o várias vezes. Antes de assar, despeje a metade da manteiga sobre o peru e leve-o ao forno preaquecido durante 1 hora e meia ou até que fique dourado. Regue de vez em quando com o restante da manteiga e com o molho da assadeira (caso seque, adicione um pouco de água). Para o molho, retire o peru da assadeira, coloque-a sobre o gás, adicione a água e raspe bem todos os resíduos. Junte a cachaça e o molho inglês. Dissolva a maisena no suco de abacaxi, adicione o molho mexendo para ligar. Deixe ferver por alguns minutos até engrossar. Prove o sal.

Pernil de porco ao molho de passas

1 pernil de porco com 3 ou 4 kg

Sal e pimenta-do-reino

1 colher (chá) rasa de colorau

1/2 xícara (chá) de óleo

1/2 garrafa de vinho tinto

3 dentes de alho amassados

1/2 cebola

Suco de um limão

1 cravo

1 ramo de cheiro-verde

2 folhas de louro

Faça furos com um garfo no pernil, esfregue os dois lados com sal, pimenta-do-reino e besunte com óleo misturado com a curcuma. Misture bem os demais ingredientes e despeje por cima. Deixe no tempero no mínimo 3 horas (o ideal é de um dia para o outro), virando-o várias vezes. Coloque o pernil em uma assadeira, coe o tempero e derrame a metade por cima. Leve o pernil para assar em forno médio (180ºC), cobrindo toda a extensão da assadeira com papel alumínio para que a carne cozinhe com o vapor por mais ou menos 2 horas, regando de vez em quando para a carne não ressecar. Se o molho secar, acrescente mais tempero. Retire o papel de alumínio e deixe o pernil terminar de assar, regando constantemente por mais 2 horas ou até que, ao espetar a carne, o suco que escorra dele esteja transparente. Retire o pernil para uma travessa e desengordure o molho, deixando-o esfriar ou passando um papel absorvente sobre a gordura. Retirada a gordura, leve a assadeira ao fogo sobre dois bicos de gás, adicione água e vá raspando para aproveitar todos os resíduos e sucos que sobraram e formar 1/2 litro de caldo.

Para o molho:

1 colher (sopa) cheia de manteiga

1 colher (sopa) de farinha de trigo

1/2 litro do molho do pernil ou caldo de carne

1 xícara (chá) de vinho tinto

1 pedacinho de casca de limão

2 cravos

1 xícara (chá) de passas sem caroços

Sal

1 colher (chá) de açúcar (opcional)

Como fazer:

Derreta a manteiga, junte a farinha de trigo misturando constantemente até que fique dourada. Adicione aos poucos o molho ou o caldo de carne e em seguida o vinho, sem parar de mexer. Acrescente a casca de limão, os cravos e as passas. Deixe ferver em fogo brando por 10 minutos até as passas ficarem inchadas. Retire a casca de limão e os cravos. Sirva parte sobre o pernil e o resto numa molheira.

Purê de castanhas

1 kg de castanhas portuguesas cozidas

1 colher (sopa) rasa de sal

1 xícara (chá) de leite morno

2 colheres (sopa) de creme de leite

3 colheres (sopa) de manteiga

Salsa picada (para enfeitar)

Descasque as castanhas e enquanto ainda estiverem quentes passe-as pelo espremedor molhando de vez em quando com o leite morno. Coloque as castanhas amassadas numa panela, junte o creme de leite e a manteiga. Misture bem, tempere com sal, se necessário. Enfeite com a salsa.

Lombo com leite

1 lombo de porco

1 litro de leite

Tempero a gosto: alecrim, azeite, vinagre ou limão, alho, louro etc)

Tempere o lombo de véspera e vá virando a carne para que toda ela receba os temperos. Deixe-a no tempero por 24 horas. No dia seguinte, junte o leite e asse o lombo, sem cobrir, por cerca de 1 hora. Retire os temperos secos (louro, alecrim, etc), aumente a temperatura do forno e deixe mais 20 a 30 minutos, ou até que doure, regando constantemente com o caldo do tempero, óleo ou mesmo água. O leite evaporará quase todo, formando um molho dourado. Se o molho secar quase todo, adicione mais leite quente. Regue o lombo com o molho e sirva-o também à parte.

Bacalhau na moranga

1 kg de bacalhau (lombo) dessalgado

1 moranga grande inteira

500 g de outra moranga em cubos, sem casca

3 cebolas médias cortadas em rodelas finas

3 colheres de azeite de oliva

1 pimentão vermelho

4 tomates picados

1 vidrinho de leite de coco

Sal e pimenta a gosto

Cheiro-verde para polvilhar

Arroz e brócolis para acompanhar

Lave e abra a moranga (coloque um pires para marcar a abertura na parte superior). Raspe por dentro, descarte os fios e sementes. Retire um pouco da polpa para ficar mais aberta para a colocação do recheio.

À parte, doure a cebola no azeite, adicione o pimentão, junte o tomate, o leite de coco e misture. Adicione o bacalhau (sem espinhas e sem peles, em lascas) ao molho. Coloque nesse molho pedaços da outra moranga, verifique o sal, a pimenta e cozinhe mais um pouco com a panela destampada. Escalde o interior da moranga com água fervente por alguns minutos para conservar o valor do recheio. Coloque o molho de bacalhau com moranga dentro da moranga inteira e sirva com arroz e brócolis.

Comentários

Comentários