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MEMÓRIAS DA EX-NOB

Vivaldo Pitta
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O licenciamento dos trens da ex-NOB, no período compreendido entre 1906e 1926, era feito exclusivamente através de linhas físicas e aparelhostelegráficos, denominados de spagnoletti, que se tornaram obsoletoscom a evolução tecnológica e apenas em museus podem ser encontradosatualmente.

A inauguração do serviço de staff elétrico para licenciamento detrens, locomotivas e autos de linha, em substituição àquela prática epermitindo maior segurança à circulação dos trens, somente se realizou,ainda assim em pequeno trecho, no dia 7 de junho de 1926, conformedivulgação feita pelo Correio de Bauru, nº 1134, de 08/06/1926.

Nesse dia, a administração da ex-NOB, composta do Diretor, engº Alfredode Castilho; engº Agenor Carrilho, Chefe do Tráfego; engº RenatoWerneck, Chefe do Telégrafo; João Lopes, Sub-inspetor de Tráfego;Gabriel Rebouças, Sub-contador seccional e Bento Villaça, Chefe doMovimento, viajou em trem Especial, entre Bauru e Presidente Alves,inaugurando os aparelhos de staffs instalados.

O retorno desse trem se processou pouco antes das 18h, quando o engºAlfredo de Castilho foi muito aplaudido pelos ferroviários eparticulares que o aguardavam. Os primeiros aparelhos de staff eramfabricados em Liverpool, na Inglaterra, cidade, aliás, em que circulou aprimeira composição ferroviária do mundo, no dia 27 de setembro de 1825.

Hoje, alguns dos museus de Bauru, têm em seus acervos algumas peças quepodem ser vistas e analisadas e é só visitar o Museu FerroviárioRegional ou então o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica de Baurue Região Gabriel Ruiz Pelegrina, da USC. (Vivaldo Pitta - RG:6.028.556).

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