Geralmente, a proximidade do Natal resulta na queda de preços de determinados produtos ou no aumento da quantidade de itens em promoção. Numa consulta a algumas lojas do comércio e supermercados, nota-se a repetição dessa tendência. Faltando quatro dias para o Natal, lojistas apostam no incremento das ofertas e supermercados diminuem o valor de alguns produtos natalinos. Os consumidores que ainda não efetuaram suas compras serão privilegiados.
Ivonete Padilha, que administra uma loja no Bauru Shopping, diz que nesta semana foi iniciada uma promoção especial de Natal, com 10% de desconto nas compras à prazo, para a loja toda. Desde o início de dezembro, está sendo oferecido um plano promocional que oferece 20% de desconto para as compras à vista.
Como nós ainda não estávamos trabalhando com um plano epecial voltado às compras parceladas, nesta semana iniciamos a promoção de 10% no cheque para 30 dias visando atrair os clientes nesses últimos dias antes do Natal. O resultado tem sido muito bom, avalia. Para janeiro, Ivonete diz que as promoções poderão chegar a incluir descontos de até 30% nos produtos.
Selma Aparecida Serapião Silva, também comerciante do shopping, diz que as roupas da linha festa estão sendo comercializadas em sua loja com 15% de desconto, visando as festas de final de ano. Além desses descontos especiais para Natal e Ano Novo, a partir do início de janeiro também faremos novas promoções, afirma.
Em outra loja do Bauru Shopping, que trabalha exclusivamente com confecções masculinas, nesta semana três tipos de produtos passaram a fazer parte de uma promoção especial de final de ano. Bermudas estão sendo comercializadas a R$ 19,90, camisetas pólo por R$ 17,90 e camisas em manga curta por R$ 19,90.
Denise Carvalho, dona de uma loja de confecções instalada fora do centro comercial da cidade, diz que, nesta semana, colocou em promoção diversas peças. As calças de uma determinada coleção da qual a loja é representante passaram de R$ 32,00 para R$ 23,90. Blusas femininas, que até a semana passada custavam R$ 19,00, estão sendo comercializadas a R$ 15,90. O retorno está sendo muito bom, garante a empresária.
As formas de pagamento também privilegiam os consumidores. Segundo Denise, a filosofia da loja é a de adequar, no que for possível, a opção de pagamento à preferência do cliente. Sendo assim, compras efetuadas agora podem ser pagas com cheque para fevereiro.
Em uma loja do comércio central, o proprietário Marcos Rigoni está remetendo o aumento em torno de 45% no movimento registrado neste mês, sobre novembro, às promoções especiais preparadas para o Natal. Alguns desses preços já vinham sendo praticados durante o ano.
Os destaques deste mês ficam para as calças femininas em oxford, comercializadas por R$ 10,00; blusas femininas a R$ 18,00; camisas masculinas em tricoline por R$ 12,00 e camisas em tencel a R$ 29,00. O movimento na loja aumentou bastante esta semana. As pessoas querem economizar e estão sendo atraídas pela queda de preços de determinados produtos, diz Rigoni.
Supermercados
Além da tradicional disputa interminável de preços característica do setor supermercadista de Bauru, as festividades de final de ano também resultam em vantagens para o público consumidor. Empresários deste segmento garantem boas surpresas para os últimos dias que antecedem o Natal.
Émerson Svízzero, diretor de uma das redes consultadas, diz que, nesta semana, todos os produtos natalinos - entre aves, carne suína, panetones, cidras, bebidas espumantes e frutas secas - tiveram queda de preços de 10% a 15%, em relação aos valores que estavam sendo praticados até a semana passada.
O empresário afirma que, neste ano, os consumidores estão se antecipando. As pessoas estão se preparando com antecedência para as festas de Natal. Já tive que repor vários produtos. Por isso, não aconselho a deixar para a última hora as compras de produtos que serão utilizados na ceia, orienta.
Em outra rede, o gerente de compras Paulo Sanches ressalta que, ao invés dos preços estarem caindo, mais itens estão entrando em promoção. Em média, atualmente as lojas da rede estão com cerca de 300 sendo comercializados a preços bastante especiais. Entre eles, incluem-se os produtos natalinos, afirma.
Além desses preços, Sanches diz que, a partir de hoje, todos os produtos da linha de aves (peru, chester, frangão etc) e as carnes suínas (lombo, pernil) entrarão em promoção, visando os últimos dias antes da véspera de Natal. Sem revelar percentuais, ele garante que os preços terão quedas significativas.
Em outra rede, o gerente de marketing, Roberto Lourenço, diz que a empresa está investindo em promoções agressivas desde o início de dezembro, Para este final do mês, o destaque das quedas de preços ficam com as aves e as carnes suínas.
Em todas as linhas de produtos temos itens com preços especiais. Os natalinos, obviamente, estão recebendo mais destaque, observa.
Em outra rede, que administra duas lojas em Bauru, o gerente de marketing, Edmilson Ronaldo Belan, diz que a empresa trabalha com pesquisas de preços diárias junto aos concorrentes. O objetivo é trabalhar, o ano todo, com os menores preços. Nós garantimos oferecer valores mais baixos que os da concorrência para os produtos natalinos, ressalta.
Vendas de DVD estão aquecidas
Se os aparelhos de DVD já ficaram entre os mais vendidos no Natal do ano passado, com a queda dos preços verificada durante este ano a tendência de um grande volume de comercialização desses produtos neste final de 2001 está se repetindo.
Em uma das lojas consultadas pela reportagem, o gerente Marcos Antônio Borges diz que desde novembro a procura por aparelhos de DVD vem aumentando. Durante este mês, está sendo comercializada uma média de 10 a 15 unidades por dia, segundo Borges.
Eu não tenho os dados do ano passado disponíveis, mas posso afirmar que o volume total de vendas registrado em dezembro de 2000 já foi superado e com grande vantagem, afirma o gerente.
De acordo com ele, neste ano os preços de DVD sofreram uma queda em torno de 50% em relação aos praticados em 2000. Nessa loja, os preços atuais variam de R$ 490,00 a R$ 550,00, segundo Borges.
Em outra loja, o gerente Fernando Rodrigues Vieira diz que as vendas de DVD durante este mês, até ontem, já haviam superado o volume total comercializado em dezembro de 2000 em todas as lojas da rede. A quantidade de unidades vendidas até o momento não foram reveladas.
Em outra rede consultada, a assessoria de imprensa afirma que, durante este mês, até ontem, o volume de comercialização de aparelhos de DVD já era 50% maior em relação a todo o mês de novembro. Essa diferença, segundo a assessoria, significa cerca de cinco mil unidades em toda a rede.
A empresa não trabalha com informações setoriais, por isso, não foi possível obter dados específicos sobre a performance de vendas em Bauru. Também não foram fornecidos dados referentes a dezembro do ano passado.