Geral

Dietas milagrosas podem fazer mal

Fabiana Teófilo
| Tempo de leitura: 6 min

As dietas, normalmente, são muito radicais e não há como mantê-las por muito tempo, além de serem deficientes em nutrientes essenciais para o organismo.

Em relação à alimentação, o exagero pode ser tanto para mais quanto para menos. Há pessoas preocupadas em ficar bem magrinhas para encarar o verão e outras que querem aproveitar as festas para comer tudo o que não comeram durante o ano. É claro que os dois lados da moeda estão mal. Nem oito, nem oitenta.

De acordo com a médica endocrinologista, Luciana Gonçalves, existem pessoas que adotam a dieta da fome, ficam praticamente sem comer, prejudicando todo o organismo. Além das pessoas que ficam sem comer, há também aquelas que optam por dietas milagrosas. O grande problema desse tipo de alimentação, é que são muito radicais e não há como mantê-las por muito tempo, além de serem deficientes em nutrientes essenciais para nosso organismo, explicou.

Luciana disse que as dietas radicais dão efeito a curto prazo, mas o organismo não se acostuma com essa mudança brusca e a pessoa pode começar a sentir-se fraca e, voltando a comer normalmente, volta a engordar, estando sujeita ao conhecido efeito sanfona, que também é prejudicial para o organismo, propiciando deficiência de vitaminas e minerais.

A médica ressaltou que muitos pacientes chegam no seu consultório em busca de um emagrecimento em um curto período de tempo e isso não é possível. As pessoas chegam aqui e falam: eu tenho uma festa daqui duas semanas e preciso emagrecer dez quilos; então eu logo digo que isso não é possível, comentou. Luciana disse que tanto o cérebro, quanto o organismo precisam de um certo tempo para se adaptarem e iniciarem uma mudança. Os resultados, através de uma dieta com acompanhamento e que não causará males para a saúde, leva, no mínimo, seis meses para começarem a aparecer, de acordo com ela. Há um aumento significativo de procura por regimes milagrosos nesta época de final de ano. O que mais ocorre, são pessoas querendo emagrecer rapidamente e minha orientação é de que isso não é possível, afirmou.

De acordo com Luciana, é importante também a realização de exercícios físicos juntamente com a dieta. Sem exercícios físicos, fica impossível ter uma boa perda de peso e conseguir manter. Pelo menos a caminhada deve ser aderida, disse. É importante lembrar que antes da realização dos exercícios físicos é preciso comer algo que ofereça energia ao organismo, como uma barra de cereais ou uma fruta.

A anorexia e a bulimia são doenças, ou melhor distúrbios alimentares, que podem desenvolver-se nas pessoas que são muito paranóicas com dietas. As dietas milagrosas causam deficiências de vitaminas e podem causar anemia.

De acordo com a nutricionista Taís Baddo de Moura, as pessoas que aderem às dietas conhecidas como dieta da lua, dieta da sopa, por exemplo, perdem peso rapidamente, mas por outro lado, mexem muito com o metabolismo do organismo, forçando-o e, conseqüentemente, prejudicam todo o corpo.

Por outro lado, o final de ano, com o excesso de festas, acaba fazendo com que as pessoas não resistam e comam mais do que o normal. O ideal é comer de tudo, mas em quantidades moderadas para não prejudicar o organismo, disse.

Taís explicou que comer um pouco mais nesta época é normal. Nós não conseguimos nos privar das guloseimas, então podemos experimentar, mas devemos estar conscientes de que quantidades muito excessivas certamente farão mal, afirmou.

Ela lembrou que, como as ceias de Natal e Ano Novo são feitas normalmente em horário muito tarde, o ideal é deixar para comer esse pouquinho mais no almoço do dia seguinte. Isso porque, quando estamos dormindo, nosso organismo gasta menos energia e fica mais difícil queimar tudo aquilo que ingerimos na ceia. Acho que o importante é tomar cuidado com as quantidades, trocar refrigerantes por sucos, não exagerar na bebida alcoólica e nas castanhas que são muito gordurosas etc, disse.

Carne suína X colesterol

A nutricionista Simone Tonelli Grassi disse que, se a pessoa não está preocupada com o ganho de peso, ou até se preocupa, mas nesta época de festas não abre mão dos pratos tradicionais, deve tentar seguir algumas dicas básicas para evitar os abusos e ter mais qualidade na alimentação durante as ceias.

A carne suína, de acordo com ela, durante muito tempo foi vista como uma carne muito gorda, com alto nível de colesterol e de difícil digestão, mas pesquisadores da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas realizaram estudos que derrubaram o mito de que a carne suína possuía mais colesterol do que as carnes de bovino e frango. Os criadores de suínos estão investindo muito neste mercado proporcionando uma melhor qualidade, afirmou.

Ela explicou que a suinocultura moderna fez com que, desde 1980 para cá, o suíno perdesse 31% de seu nível de gordura, 14% de calorias e 10% de colesterol, tudo isso graças aos avanços da genética, através de cruzamento e seleção de animais superiores.

Os animais alimentam-se de muita água, ração balanceada produzida à base de milho, soja e trigo. É importante saber que o conteúdo do colesterol de uma carne não está diretamente relacionado ao seu conteúdo de gordura. Um exemplo claro é o camarão, que apesar de ter menos gordura do que o suíno, apresenta taxas bem superiores de colesterol (de 97 a 164 mg/100 g, contra 56 a 97 mg/100g de carne suína), disse.

Lapso

Ninguém é perfeito. Um lapso não é o fim do mundo e não se pode usá-lo para abandonar um programa alimentar, desfazendo todas as decisões certas já tomadas. Em um programa de emagrecimento, a pessoa tem direito a cometer dois lapsos por semana, de acordo com a nutricionista Simone Tonelli Grassi. Durante a semana, a pessoa poderá sair fora do seu programa alimentar em duas refeições, procurando comer nesses lapsos alimentos que realmente gosta e sente vontade e tem prazer, se for sair do programa que seja na qualidade e não na quantidade, explicou.

Ela disse que deve-se aproveitar para matar a saudade daquele prato preferido e não importa o que for comer, o ideal é começar primeiro com a fruta, depois a salada crua e legumes, por último o prato principal.

Dicas para o fim de ano

Evite fazer a carne frita, pois qualquer alimento frito poderá até duplicar o seu valor calórico, prefira uma prato assado ou grelhado.

Na preparação das carnes tire a gordura visível, no caso da leitoa ou outras carnes se forem preparadas com o couro ou pele, no momento de comer, deixe a gordurinha no canto do prato.

Coma alimentos ricos em fibras (frutas, verduras, legumes etc), pois elas auxiliam na formação do bolo fecal que, conseqüentemente, terá mais absorção de gordura fazendo com que ocorra menos absorção de gordura pelo organismo.

Ingerir algum tipo de farofa sempre que comer carne, também contribui para que o organismo absorva menos gordura.

Asse muito bem as carnes, evite comer carne mal passada, principalmente as de porco.

Cuidado com as preparações com ovos crus, por exemplo a maionese. Procure usar da industrializada. Faça esse tipo de comida poucas horas antes de servir.

Usar nas preparações o mínimo de gordura e dar preferência para os óleos de canola, milho, girassol e azeite de oliva.

Cuidado com as bebidas alcoólicas. Se for beber, não misture, principalmente os coquetéis que parecem inofensivos.

Comentários

Comentários