Geral

Inauguração da Febem de Bauru é adiada para 2002

Ieda Rodrigues
| Tempo de leitura: 2 min

A inauguração da unidade da Fundação para o Bem-Estar do Menor (Febem) de Bauru, que estava prevista para este final de ano, foi adiada. A assessoria de imprensa do órgão, em São Paulo, informou que a solenidade e o início de funcionamento ficaram para janeiro de 2002, mas ainda não há data definida.

De acordo com a assessoria de imprensa da Febem, o adiamento deve-se a um atraso na entrega de equipamentos. A Febem de Bauru, construída ao lado do Núcleo Ernesto Geisel, tem capacidade para abrigar 48 adolescentes já sentenciados e 24 sob custódia (aguardando sentença).

Edinéa Sita Cucci, diretora da unidade de Bauru, disse que funcionários da construtora ainda estão trabalhando no acabamento, como caixas dágua, mas está muito próximo dos serviços acabarem. Ela contou, inclusive, que toda a equipe contratada para a Febem de Bauru já está trabalhando.

São 84 funcionários, incluindo a diretoria, que vão revezar-se em plantões para atender os adolescentes infratores 24 horas. De acordo com Edinéa, a equipe está fazendo simulações do atendimento, para que a unidade esteja pronta para receber os adolescentes quando for inaugurada.

Segundo a diretora da Febem, a unidade de Bauru oferecerá aos adolescentes infratores educação formal, oficinas profissionalizantes e atividades recreativas. Uma escola, com professores contratados pela rede estadual de Ensino, vai funcionar na Febem.

Edinéa contou que está buscando parcerias para instalar uma oficina de construção civil, que ensinará todas as especificidades da atividade, e uma oficina de confeitaria, entre outras previstas e que serão definidas com base na expectativa dos adolescentes. O objetivo, segundo ela, é que os adolescentes saiam da unidade, ao final da sentença, com uma profissão e, se possível, com emprego.

Por isso, Edinéa disse que está tentando parcerias com empresas de Bauru, para que ofereçam oportunidade de trabalho aos adolescentes no período que eles estiverem na unidade. Estamos tentando parcerias com empresas que têm serviços que possam ser feitos dentro da unidade. Será uma ajuda financeira para os meninos e, ao mesmo tempo, oportunidade de profissionalização, explicou.

A Febem, frisou Edinéa, também terá biblioteca, sala de música e atividades esportivas. Ela contou que a biblioteca está sendo montada com livros paradidáticos doados. O Estado vai enviar, em breve, livros didáticos.

Bauru e região mantém entre 40 e 50 menores infratores internados em São Paulo. Parte deles poderá retornar a Bauru após a inauguração da unidade local. A direção da Febem garante que a unidade de Bauru receberá apenas adolescentes de Bauru e região.

Comentários

Comentários