O ano novo judeu não coincide com o nosso. Cai em setembro, com o dia variando ano a ano. Na China, 2001 começou dia 24 de janeiro, e vai até 11 fevereiro de 2002. Por isso, até lá, se você crê em horóscopo chinês, estaremos ainda sob o domínio da serpente. Só depois o cavalo galopa.
Os dias não coincidem em se tratando de virada, mas todos os povos rendem-se aos rituais, incluindo aí a gastronomia, quando a meta é entrar no ano seguinte com paz, prosperidade, saúde, alegria e amor. Os judeus de origem Asquenazi (que vêm da Europa), para se ter uma idéia, costumam incluir no jantar maçãs e mel, garantia de um ano doce.
Nós brasileiros, seguindo os hábitos dos imigrantes que colonizaram nossa vasta terra, incluímos lentilhas e romã na ceia e evitamos frango, peru e outras aves, que ciscam para trás.
A explicação para a inclusão da lentilha é que junto com o trigo, é considerado o mais bíblico dos grãos. Como era um prato compartilhado por ricos e pobres, o gesto de repartí-lo representava a divisão e a comunhão. Assim, passou a ser, na passagem do ano, o símbolo da sorte, da fortuna, da união fraternal. Existem três tipos de lentilha. A mais conhecida é a marrom. Todas muito fáceis de serem preparadas. O segredo, segundo os chefs, é não cozinhá-las excessivamente: 25 minutos no máximo. Depois é só temperar a gosto, incluir legumes como cenoura, cebola, salsa e cebolinha e servir pura, acompanhada de arroz ou como uma sopa da sorte, que se torna mais saborosa com a inclusão de camarão ou com peixe, que sempre nada para frente.
Feliz 2002!
Filé ao molho de pimenta-rosa1 kg de filé-mignon num pedaço sósal e pimenta-do-reino a gosto4 colheres (sopa) de manteiga4 colheres (sopa) de cebola picada1 colher (chá) de açúcar mascavo1 1/2 xícara (chá) de caldo de galinha1 1/2 xícara (chá) de caldo de carne1/2 xícara (chá) de conhaque1 colher (sopa) de pimenta-rosa1/2 xícara (chá) de creme de leite fresco1 colher (chá) de farinha de trigo
Amarre o pedaço de filé mignon com barbante de cozinha, deixando bem redondo. Role-o em uma mistura de sal com pimenta-do-reino, até cobri-lo totalmente. Em uma assadeira coloque metade da manteiga e leve ao fogo alto para aquecer. Frite o filé, de todos os lados, dourando-o bem. Leve ao forno preaquecido em temperatura média (180ºC) por 20 minutos. Retire e reserve.
Em uma panela, aqueça a manteiga restante e frite a cebola por quatro minutos. Acrescente o açúcar mascavo e mexa por mais 1 minuto. Junte os caldos e o conhaque e deixe reduzir em fogo brando, por cerca de 20 minutos; o resultado será uma xícara de molho. Junte a pimenta-rosa e o creme de leite e aqueça por um minuto. Polvilhe a farinha e mexa até engrossar. Retire do fogo.
Retire o barbante do filé e corte-o em fatias diagonais com cerca de 1 cm de espessura. Coloque-o numa travessa formando um leque, regue com o molho e decore com grãos inteiros de pimenta-rosa. Acompanhe com arroz de açafrão.
* receita Editora Nova Cultural
Salada com romã2 maços de alface americana1 maço pequeno de agrião (só folhas)1 endívia2 romãs1 pote de iogurte natural2 colheres de sopa de mel1 colher de chá de mostarda1 colher de chá de vinagre1 colher de sobremesa de azeitesal a gosto
Prepare o molho misturando o iogurte, o mel, a mostarda, o vinagre, o azeite e o sal. Abra as romãs e reserve as sementes. Coloque as folhas em uma saladeira ou travessa grande, intercaladas e polvilhe as sementes por cima. Jogue o molho quando for servir e mexa.
Lombo com maçã1 lombo de 2 kg4 dentes de alho amassados com sal e pimenta-do-reino a gostosumo de 2 limões1 folha de louro1 cebola cortada em quatro pedaços4 xícaras (chá) de vinho branco seco
Para as maçãs2 maçãs verdes e 2 vermelhascortadas em gomos grossos2 colheres (sopa) de manteigaderretida
Esfregue a pasta de alho com sal e pimenta em todo o lombo. Coloque-o em uma tigela grande e funda e acrescente os ingredientes restantes. Cubra com filme plástico e deixe marinar na geladeira por duas horas. Retire a carne da marinada, coe e reserve; enxugue o lombo e leve-o para assar por 40 minutos, com um pouco da marinada coada e coberto com papel alumínio; use forno quente (200ºC), preaquecido.
Retire o papel, abaixe o forno para moderado (180ºC) e asse por mais uma hora. Não deixe o caldo da assadeira secar; se a quantidade não for suficiente, regue com suco de laranja.
Nos últimos 15 minutos acrescente as maças à assadeira e regue com manteiga. Termine o cozimento do lombo (ele ficará dourado) e retire do forno. Com o caldo da assadeira, faça o molho: coe e coloque em uma panela com meia colher (sopa) de farinha de trigo; mexa e deixe ferver. Sirva à parte.
Sopa de lentilha com camarão
500 g de lentilhas1 cebola1 cenoura1 folha de louro1 ramo de tomilho250 ml de creme de leite fresco3 tomates sem pele cortados em pequenos cubos300 g de camarão sem casca1 colher de sopa de cebolinha picada1 colher de sopa de manjericão picadosal e pimenta a gosto
Cozinhe as lentilhas na água (já salgada), com a cenoura, a cebola, o tomilho e o louro, por aproximadamente 25 minutos. Retirar os legumes e as ervas. Adicionar o creme de leite, os cubos de tomate, a cebolinha e o manjericão. Deixar cozinhar por 5 a 10 minutos. Acrescentar os camarões picados e deixar cozinhar por mais 3 ou 4 minutos. Colocar sal e pimenta a gosto. Servir em prato fundo.
Pão de mel500 gramas de açúcar mascavo2 copos dágua 500 g de farinha de trigo1 colher de café de cravo em pó1 colher de café de canela em pó2 colheres de sopa de chocolate em pó1 colher de sopa de bicarbonato de sódio4 ovos1 xícara de chá de mel
Ferva o açúcar com a água até obter uma calda rala (para isso, use um panelão capaz de evitar que, ao ferver, o líquido transborde). Deixe esfriar, acrescente os ovos, a farinha de trigo peneirada, as especiarias e o leite no qual já se dissolveram o chocolate em pó e o bicarbonato. Por último, despeje o mel, que pode estar líquido ou cristalizado. Leve ao forno pré-aquecido médio, em tabuleiro untado e enfarinhado, por aproximadamente 60 minutos. Depois de frio, corte em quadrados grandes. Se desejar, banhe cada pão em cobertura de chocolate. Armazene em local fresco e seco.
Picanha ao champanhe1 picanha de 2kg sem gordura2 litros de caldo de carne1/4 xícara (chá) de manteiga1 colher (sopa) de azeite1/2 garrafa de champanhe seco
Prepare a picanha numa panela grande e grossa. Aqueça a manteiga e o azeite. Doure a picanha de todos os lados em fogo forte. Retire a carne, escorra o excesso de gordura e coloque a picanha de volta na panela. Junte o champagne e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Acrescente o caldo de carne aos poucos. Cozinhe por uma hora, com a panela destampada, até obter um molho encorpado, avermelhado. Verifique o sal.
Sirva com batatas cozidas e salpicadas com cheiro-verde.