O interessado em tirar a CNH será inscrito automaticamente no Gefor a partir do momento em que se submeter aos exames de aptidão física e mental nos médicos credenciados para a função pelo Detran. O especialista, então, registra no sistema o resultado do teste, procedimento que também será seguido pelo psicólogo.
O candidato deverá procurar um Centro de Formação de Condutores (CFC), ou auto-escola, que encaminhará o processo para conferência e cadastramento na repartição de trânsito. Em seguida, o CFC procederá o agendamento das aulas teóricas e comunicará o Detran, através do Gefor, com uma antecedência mínima de 48 horas, excluídos da contagem os sábados, domingos e feriados. Após a conclusão da formação teórico-técnica programada, o Detran expedirá um número para o CFC imprimir o certificado de conclusão para o aluno.
Com o recolhimento digital das taxas correspondentes, o CFC, através do Gefor, marcará o exame teórico e obterá o comprovante emitido pelo sistema. Neste constará a data, hora e local onde o candidato deverá comparecer para a realização da prova. Caso o candidato tenha sido aprovado, o resultado desse exame estará disponível no Gefor.
Em seguida, o candidato deverá procurar um CFC para iniciar a aprendizagem prática de direção veicular, agendando o programa de aulas e comunicando previamente o Detran, através do Gefor, com uma antecedência mínima de 48 horas, excluídos da contagem os sábados, domingos e feriados. Com o cumprimento da carga horária estabelecida, o Detran expedirá um número para o CFC imprimir o certificado de conclusão para o aluno, dando autenticidade ao mesmo.
A partir daí, o CFC poderá, através do Gefor, marcar o exame prático do candidato, sendo que o sistema expedirá o respectivo comprovante contendo a data, hora e local onde o candidato deverá comparecer para a realização do exame. Isso feito, a auto-escola deverá encaminhar o processo para a devida conferência por parte do órgão de trânsito.
(Fonte: portaria do Detran)