Geral

Pássaros apreendidos são soltos pelo Ibama

Thaís da Silveira
| Tempo de leitura: 2 min

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) soltou na manhã de ontem, em Irati, no Estado do Paraná, os 430 pássaros apreendidos em São Manoel em novembro do ano passado. Foi a maior apreensão de aves do Interior paulista.

Os pássaros - predominantemente canários-da-terra e azulões - foram encontrados no forro de uma casa, em situação de maus-tratos. Foram apreendidas 603 aves, das quais 173 morreram. Muitos estavam sem penas ou com ferimentos graves na cabeça.

No cativeiro, diversas irregularidades foram encontradas. Os pássaros estavam sem anilhas, havia água fétida e alimentos em putrefação. Além disso, havia alta densidade de animais por gaiola. Em um local de 20 centímetros por 40 centímetros, estavam abrigados 243 canários.

O criador está respondendo processo penal na Justiça e processo administrativo pelo Ibama, que aplicou quatro autuações.

Os animais foram mantidos em quarentena no Zoológico Municipal de Bauru. Estudos do Ibama indicaram que eles eram provenientes do centro-oeste do Paraná.

Na noite de quinta-feira, eles foram transportados ao município de Irati e, ontem pela manhã, foram soltos na Floresta Nacional de Irati, unidade de conservação protegida pelo Ibama. A chefe do escritório regional da entidade, Lélia Lourenço Pinto, acredita que há uma grande probabilidade de que eles sobrevivam no local. “Eles foram soltos em seu ambiente de origem”, diz. Ela destaca que os pássaros foram soltos mediante autorização judicial.

Associados

O Ibama está alertando os criadores associados para a nova gestão da criação de pássaros canoros (pintassilgo, sabiá, curió, canário-da-terra etc), de 4 de junho de 2001. A partir de agora, os criadores devem cadastrar-se no Ibama, que está distribuindo as anilhas para os animais e está emitindo os certificados de transação de pássaros.

Serviço

“As pessoas podem continuar associadas, mas devem estar cadastradas”, enfatiza Lélia. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 230-0151.

Comentários

Comentários