Saúde com qualidade é um direito do cidadão, oferecer saúde com qualidade é um dever da administração, seja ela municipal, estadual ou federal... infelizmente, direito quase nunca adquirido e dever quase sempre não cumprido.
Bauru, pólo regional, possui um orçamento bastante restrito, não podendo viabilizar à Secretaria de Saúde uma estrutura que permita ultrapassar as barreiras do que é básico. No entanto, a Secretaria vem desenvolvendo programas e projetos, porém insuficientes a uma demanda muito grande. Os hospitais e postos de Saúde de Bauru e região encontram-se em estado de calamidade, não oferecem estrutura tecnológica e medicamentos adequados, resultando em um péssimo atendimento médico e, como sempre, quem mais sofre com isso é a população carente.
Mediante esta velha e caótica problemática da Saúde Pública, o ex-deputado federal Antonio Tidei de Lima reivindicou junto ao Governo do Estado a construção de um novo hospital, que flexibilizaria as questões relacionadas à Saúde de Bauru e região. O então denominado Hospital Regional teve suas obras iniciadas, mas com a mudança da administração estadual teve sua construção embargada por vários anos... “coincidentementeâ€, este ano (que é ano de eleições) a obra foi reiniciada e está perto de ser concluída.
O Hospital Regional vai proporcionar à população atendimento médico eficiente e com qualidade, vai dispor de uma estrutura física exemplar e de aparelhos de última geração, gerando um novo conceito para a Saúde Pública de Bauru e região, por isso deve ser administrado por profissionais capacitados e competentes. A Saúde está no caminho certo, rumo ao desenvolvimento, tão estagnado nos últimos anos.
(*) Leandro Lopes