Os recipientes e objetos recolhidos no arrastão contra a dengue, realizado ontem na região da Vila Independência, encheram três caminhões. A iniciativa partiu da Associação de Moradores da Vila São Francisco, que procurou ajuda da Administração Municipal.
Os moradores, acompanhados de agentes de saneamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e de funcionários da Secretaria Municipal das Administrações Regionais (Sear), saíram da Regional Administrativa Independência às 8 horas de ontem. Eles percorreram casas e estabelecimentos comerciais dos bairros Vila São Francisco, Jardim Solange, Vila Independência, Vila Santista e Jardins do Sul.
O trabalho também contou com o apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural de Bauru (Emdurb) e do Departamento de Água e Esgoto (DAE), que ofereceram caminhão e refeição ao funcionários e voluntários, respectivamente.
Garrafas, latas velhas, tampas, potes, marmitex são alguns dos exemplos dos objetos recolhidos durante o arrastão. Alguns deles, cheios d’água, já apresentavam larvas do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.
De acordo com Jayme Luzia Filho, da Associação de Moradores da Vila São Francisco, a idéia surgiu a partir do exemplo dos moradores da Vila Santa Luzia, que tomaram a iniciativa de eliminar criadouros para combater a dengue. “Queremos que a nossa atitude também sirva de exemplo para outros bairrosâ€, diz.
Ele acrescenta que o arrastão teve boa aceitação entre a população. “O pessoal participou bastante e foi bem receptivo. Se fizermos esse trabalho na casa da gente, toda a cidade será beneficiadaâ€, observa.
Com os resultados dos exames divulgados na última sexta-feira, Bauru conta com 30 casos de dengue em Bauru, neste ano. A SMS informou que a população tem participado do trabalho de combate à doença denunciando criadouros e ligando para pedir informações sobre a doença.
Serviço
As denúncias de suspeitas de criadouros do mosquito da dengue em Bauru em imóveis de proprietário conhecido devem ser feitas através do telefone (14) 235-1488. As informações em casos de proprietário desconhecido devem ser fornecidas pelo telefone (14) 235-1047.