A TV USC (Canal Universitário - NET canal 14) exibe entrevista com o juiz espanhol Baltasar Garzón, conhecido por ter conseguido prender o ex-ditador chileno Augusto Pinochet.
Garzón falou ao jornalista Luís Victorelli sobre as ações de âmbito mundial que buscam a prevenção e a punição dos chamados crimes contra a humanidade, pelos quais Pinochet e outros ditadores são acusados. Na reportagem, defende a criação de uma corte penal internacional para julgar tais crimes, com imparcialidade.
No programa, o juiz ressalta a necessidade do equilíbrio entre os povos como caminho para a Justiça. “O desenvolvimento humano deve ser, na nossa sociedade, mais importante que o desenvolvimento econômicoâ€, diz ele ao ser questionado sobre seu idealismo, quase quixotesco, pelos direitos humanos.
Na América Latina, Garzón demonstra especial atenção à causa indígena que, para ele, precisa ser motivada e incentivada a encampação pelos próprios índios, que “devem organizar-se e buscar saídas contra as injustiças históricas do continenteâ€.
Na segunda parte do programa, a TV USC apresenta uma reportagem com a primeira-dama Maria Lúcia Alckmin, realizada durante sua visita ao hospital Centrinho/USP de Bauru. O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 11h30, 13h30, 18 horas, 20 horas e 21h50; sábado, às 18 e 20 horas e 21h30; domingo, às 12h30, 14h30 e 16h30.