Jaú - Cinco estabelecimentos comerciais notificados. Este foi o saldo da primeira operação conjunta desenvolvida pela Polícia Militar, Vigilância Sanitária e Conselho Tutelar de Jaú. Segundo o capitão Airton Troijo, durante a fiscalização, realizada no último fim de semana, ficou constatado que os cinco estabelecimentos, entre bares e restaurantes, não estariam cumprindo as normas de higiene exigidas pela Vigilância Sanitária.
A partir da notificação, os proprietários desses estabelecimentos terão 90 dias para se adequar aos padrões de higiene necessários. Dependendo da infração, esse prazo pode ser menor.
Para os casos mais complexos, se os proprietários não concluírem a reforma em 90 dias, deverão apresentar pelo menos o cronograma de obras. Os nomes dos estabelecimentos notificados não foram divulgados.
A operação conjunta foi feita no sábado, das 20h às 23h, e passou por dez estabelecimentos. Os locais que mais mereceram atenção foram o Terminal Rodoviário, avenida Ana Claudina e Jardim Pedro Ometo. De acordo com Troijo, operação idêntica deve ser realizada nos próximos dias. Os locais e horários estão sendo mantidos em sigilo para não prejudicar o trabalho da polícia.
Além de checar a higiene oferecida pelo local, a operação visa ainda fiscalizar a venda de bebidas alcoólicas para menores de idade. Nesta primeira operação conjunta, nenhum estabelecimento foi flagrado nessa situação. Mas Troijo lembrou que existem dois inquéritos em andamento por esse motivo. Segundo ele, recentemente dois adolescentes entraram em coma alcoólico depois de terem acesso à bebida em bares, que não tiveram seus nomes divulgados.
Caso algum estabelecimento seja flagrado vendendo bebida alcoólica para menores, o proprietário poderá responder por contravenção, segundo informou o policial. A pena, nesse caso, implicaria em prestação de serviço à comunidade.