Depois de uma permanência de oito meses em Curitiba, onde se especializou em algumas modalidades de artes marciais, o campeão está de volta: Marcelo Barbosa e um sócio abriram uma academia - boxe, muay-thai e jiu-jitsu - no centro da cidade, que vem fazendo sucesso. É o Clube da Luta, instalado no calçadão, 1-74 da rua Batista de Carvalho.
Com um currículo invejável, a explosão de Marcelo Barbosa, de 30 anos, começou em 1997, no vale tudo, quando sagrou-se campeão mineiro; em 98, ganhou um importante torneio nos Estados Unidos; em 99, conquistou em são Paulo, o Campeonato Interestadual. No vale tudo, está entre os dez melhores do mundo na categoria até 90 quilos.
Outros ótimos desempenhos do lutador bauruense foram o título estadual de jiu-jitsu da temporada 98/99 e o segundo lugar no Pan-Americano de Jiu-Jitsu de 2000, disputado na Califórnia, nos EUA.
Mas nem tudo é cor de rosa para o campeão, porque como acontece com todo o atleta brasileiro, Marcelo enfrenta dificuldades - pelo menos enfrentava - principalmente de patrocínio. Em seletivas para Mundiais de vale tudo, conquistou a vaga cinco vezes, mas não disputou a grande competição nenhuma vez, porque sem patrocinador, não tinha condições de bancar as despesas de viagens aos países que sediaram a festa máxima do referido esporte.
O Clube da Luta funciona há um mês e já conta com 80 alunos, que treinam na segunda-feira, quarta, sexta e sábado. A academia, ampla e moderna, dispõe de ringue oficial e de uma “lojinhaâ€, onde são vendidos kimonos, acessórios e suplementos alimentares.
Além de dirigir os treinos coletivos na academia, o prof. e lutador Marcelo Barbosa, também um personal trainer, dá aulas particulares para policiais, motoristas, seguranças e executivos.