A rede de supermercados Pão de Açúcar inaugura hoje suas seis unidades em Bauru com o objetivo de “triplicar ou quadriplicar†o faturamento da antiga rede Sé Supermercados, adquirida em julho pelo grupo paulista. A afirmação é do diretor da divisão Pão de Açúcar, Paulo Gualtieri, que não revela o quanto essa expectativa representa em números.
Para reabrir as seis lojas - Bela Vista, Vila Souto, Jardim Estoril, Altos da Cidade, Cruzeiro do Sul e Rodoviária - ao público, o grupo Pão de Açúcar investiu R$ 5 milhões na reforma dos prédios e modernização do interior das unidades. Além disso, a rede aplicou R$ 300 mil em treinamento dos cerca de 600 funcionários das lojas.
De acordo com Gualtieri, Bauru é a cidade do Interior paulista com o maior número de unidades do supermercado Pão de Açúcar, à frente de Campinas, por exemplo. “A gente entende que Bauru ficará disputando a liderança das cidades do Interior em faturamento na marca Pão de Açúcarâ€, diz.
Na região, o Pão de Açúcar também inaugurará lojas em Marília, Botucatu e Ourinhos. Em 2002, o faturamento das 123 unidades da rede no Estado deve fechar em R$ 2,1 bilhões. Nos últimos dois anos, o grupo investiu R$ 200 milhões em melhorias para as lojas.
Segundo Gualtieri, a implantação da bandeira Pão de Açúcar em todas as seis unidades partiu de pesquisas de mercado e de consultas feitas a um grupo de bauruenses que “excursionou†pelos estabelecimentos da rede em São Paulo. Das três bandeiras de supermercado do grupo - o que inclui o Extra e Barateiro -, o Pão de Açúcar se caracteriza por ser uma loja “de vizinhançaâ€, voltada para as classes A e B.
Apesar desse perfil, o fato de o supermercado se instalar em bairros de Bauru com realidades diferentes, na opinião de Gualtieri, reduz-se ao denominador comum do preço competitivo. “A atenção ao preço, qualquer classe social tem hoje. As classes A e B também querem comprar produtos a preços baratos, e classes C e D também querem lojas em ambientes agradáveis, com produtos inovadores e com forte diferencial de opçõesâ€, afirma.
Para o diretor de marketing corporativo do grupo, Eduardo Romero, o posicionamento da marca diante das classes A e B não é algo surgido dentro da empresa e passado para o consumidor, mas sim a conseqüência de uma constatação. “Uma das questões muito positivas do grupo é seguir fielmente seu posicionamentoâ€, ressalta Romero.
Gualtieri, por sua vez, cita o exemplo da “campanha†do grupo Pão de Açúcar contra os preços abusivos - que contou até com panfletos distribuídos nas lojas - como um exemplo desse posicionamento “firme†da empresa. “A gente acredita que determinados aumentos estão sendo abusivos, e cabe a nós fazer uma frente a essa negociação para conseguir um preço melhorâ€, afirma.
Em novidades para Bauru, Gualtieri elenca a permanência de uma hostess (recepcionista) em todas as lojas, responsável por atender demandas específicas dos clientes. Os estabelecimentos também contarão com atendentes especializados em vinhos, pães e frios. Para os consumidores da madrugada, a unidade Altos da Cidade passa, a partir de hoje, a funcionar 24 horas.
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Plataforma social
Os supermercados Pão de Açúcar chegam a Bauru trazendo a promessa de investimentos em uma “plataforma socialâ€. De acordo com o diretor de marketing corporativo do grupo, Eduardo Romero, as ações nesse campo se voltam para cinco áreas: cultura, esportes, educação, meio ambiente e cidadania.
Uma das propostas mais importantes é a implantação de coleta seletiva de lixo em cinco unidades, parte do projeto das Estações de Reciclagem. Mesmo as sacolas dos supermercados ganham cores para diferenciar o lixo doméstico, como papel, plástico, vidro e metais. Além disso, entregando recicláveis nos postos, há brindes relativos à coleta seletiva para incentivar a prática nas crianças.
O grupo também promove o Natal solidário com a campanha “Coração com Açúcarâ€, uma ação que permanecerá durante todo o ano. A cada mês, com a ajuda da população e da Secretaria do Bem Estar Social (Sebes), cada unidade do Pão de Açúcar em Bauru pretende doar uma tonelada de alimentos para entidades assistenciais da cidade.