Moças que querem se casar devem colocar uma imagem de Santo Antônio amarrada de cabeça para baixo, atrás da porta ou dentro de um poço, ou amarrar uma fita branca e uma vermelha nos braços da imagem e pendurá-la de ponta-cabeça em baixo da cama. Enquanto o pedido de um marido não for atendido, a imagem deve ficar pendurada. As moças devem pedir:
“Meu Santo Antônio querido, meu santo de carne e osso, se tu não me dás marido, não tiro você do poço”
Se a moça quer sonhar com o futuro noivo, deve colocar três rosas vermelhas debaixo de seu travesseiro na véspera do dia de Santo Antônio.
No dia 13, é comum as Igrejas distribuírem o “pãozinho de Santo Antônio”, que deve ser colocado junto dos outros mantimentos da casa, para que nunca falte alimentos.
Simpatias de São João
No dia de São João, deve-se andar descalço pelas brasas de uma fogueira, com uma faca virgem na mão. A faca deve ser enfiada no tronco de uma bananeira. Na manhã seguinte, aparecem na lâmina as iniciais da pessoa com quem a pessoa vai se casar.
Na noite de São João, escrever o nome de quatro pretendentes nas quatro pontas do lençol, e dar um nó em cada uma delas. Na manhã seguinte, a ponta com o nó desmanchado traz o nome da pessoa com quem vai se casar.
Também na noite do dia 24, escrever três nomes de pretendentes em três papéis e dobrá-los bem. Embaralhar e colocar um embaixo do travesseiro, um dentro do fogão e jogar um na rua. Na manhã seguinte, o que ficou embaixo do travesseiro é o nome do futuro cônjuge.