Boas noites de sono, alimentação balanceada e atividade física constante. Desenvolvida pelo professor de educação física e preparador mental Nuno Cobra, a receita para uma vida saudável parece simples, mas ela constitui a base de um método seguido há quatro décadas por diversas pessoas. Entre elas, o tricampeão de Fórmula 1 Ayrton Senna, um dos seus alunos.
Mas o professor já treinou outros atletas e empresários famosos, como Rubens Barrichello, Christian Fittipaldi, Mikka Hakkinem, os irmãos Jaime e Eduardo Oncins, os empresários Abílio Diniz e Paulo Machline, entre outros. Além dos campeões e celebridades, Cobra já realizou trabalhos com excepcionais carentes, menores abandonados e jovens infratores.
Esta semana, o professor esteve em Bauru para realizar a palestra “A Semente da Vitória”, no Bauru Tênis Clube. No evento - que teve como um dos patrocinadores o Jornal da Cidade e a 96 FM -, ele contou como melhorar a qualidade de vida e alcançar o sucesso e realização pessoal.
Esses conceitos são enfocados no seu primeiro livro, “Sementes da Vitória”, que resume seu método em 223 páginas. A obra, lançada em janeiro deste ano, já vendeu 240 mil exemplares em todo o País. O sucesso nas livrarias está rendendo centenas de adeptos que procuram melhorar a qualidade de vida e inserir exercícios físicos no seu dia-a-dia.
Segundo Cobra, para se conquistar uma vida saudável, a população deve priorizar as noites de sono, balancear a alimentação e definir uma atividade física constante e agradável. Além disso, as pessoas têm que aprender a relaxar, optando por práticas como a meditação.
O sono é o primeiro item do método de Cobra. Ele explica que sua duração depende de cada organismo, mas o ideal é dormir no mínimo 7 horas por dia. Segundo o professor, o sono reparador é a base para qualquer atividade física. “Quando dormimos, o organismo está recuperando todo o desgaste que os órgãos tiveram durante o dia”, ensina.
“No dia-a-dia, por exemplo, respiramos muito monóxido de carbono, fumaça preta e venenos, que prejudicam os pulmões. Durante o sono, os milhões de alvéolos pulmonares são reconstruídos”, justifica Cobra. “É preciso compensar o corpo”, ensina.
Segundo o professor, só existe um pré-requisito para dormir: a pessoa deve estar relaxada. “Para isso, devemos espreguiçar, bocejar e respirar. O ar tem que ser sentido nos pulmões para ser absorvido pela corrente sanguínea”, observa.
A segunda etapa para uma boa qualidade de vida é a alimentação. Cobra recomenda o consumo balanceado de verduras, legumes e proteínas, além de frutas. “Se a pessoa come apenas gorduras, frituras e doces não haverá consumo de proteínas e aminoácidos, essenciais para o bom funcionamento do organismo”, esclarece.
Para Cobra, o ideal é optar por um prato bem diversificado, composto por alimentos de sete ou oito cores diferentes. Outra dica é diminuir o uso de condimentos. “Ingerimos excesso de sal, molhos, limão e vinagre. Que tal comer uma alface, por exemplo, e saber o gosto natural que ela tem?”, sugere.
Além da escolha correta da refeição, o professor ressalta que a maneira como as pessoas se alimentam é fundamental para se obter prazer e realizar uma boa digestão. Segundo ele, ao se colocar a comida na boca, o indivíduo deve mastigá-la bem, até que os alimentos sólidos se transformem em líquidos.
“O prazer do alimento está na boca, é lá que estão as papilas gustativas e onde sentimos o paladar”, diz Cobra, enfatizando que as pessoas devem comer devagar, apreciando a refeição. “Temos que cheirar o alimento. Além de agradável, a prática facilita a digestão”, comenta.
De acordo com o método de Cobra, somente depois ter passado pelas duas primeiras etapas - o sono e a alimentação - é que entra em ação a atividade física. Contrário à prática de esportes que exigem demais do organismo, o professor afirma que a atividade física deve ser prazerosa e ao mesmo tempo constante.
Cobra explica que o corpo precisa ser tratado com carinho e atenção. Ele afirma que as pessoas devem se exercitar de forma equilibrada e tranqüila, para não prejudicar o bom funcionamento do organismo. “Na zona de freqüência cardíaca, o atleta tem que estar em equilíbrio”, aponta.
“A respiração é porta-voz do coração. Metabolicamente, para se queimar gordura, a pessoa tem que ter a presença de oxigênio. Se a pessoa estiver ofegante, ela vai queimar outras fontes energéticas, como os carboidratos e até as proteínas, que são essenciais”, esclarece Cobra.
Apesar de afirmar que a natação e o ciclismo são eficazes para se exercitar o corpo de forma saudável, o professor recomenda a prática de caminhada e a corrida por se tratarem de práticas mais simples e baratas.
“Quando se caminha de acordo com movimento cardiovascular, a pessoa está fazendo uma meditação ativa e descansando o cérebro”, diz o professor, ressaltando que o relaxamento é uma atividade essencial na sociedade contemporânea.
Para Cobra, a maioria da população vive tensa e angustiada, características comuns nos grandes centros urbanos. “O homem moderno não contempla mais a beleza da natureza que o rodeia, como o pôr-do-sol e a Lua cheia. A caminhada é ótimo momento para se fazer isso”, comenta.
____________________
Leia mais sobre este assunto
• Cobra defende integração corpo e mente