Esportes

Nova 710/Pan investe no esporte e local

Wagner Teodoro
| Tempo de leitura: 4 min

Muito esporte, um jornalismo local forte e interatividade com o ouvinte. É o que promete a Rádio 710, que retoma, oficialmente, suas atividades no dia 5. Na nova fase da rádio, sob administração do presidente do Noroeste, Damião Garcia, a emissora passa a se chamar Nova 710/Pan (fechou parceria com a Jovem Pan). Além de sua marca registrada, que é a ênfase no noticiário esportivo, o diferencial, segundo os coordenadores do projeto, será o jornalismo local e a participação do ouvinte.

“A intenção é de falar mais de Bauru. A gente entendeu que existia uma carência neste sentido. A 710, quando tinha esta equipe, que é a Equipe Sem Limites, tinha a preocupação de só divulgar o esporte de Bauru. Até o slogan nosso era ‘muito mais Bauru no esporte’ e vai continuar sendo. No basquete, vôlei, pólo, atletismo, em qualquer atividade esportiva, a 710 estará junto. Também adequando jornalismo, muita informação e, basicamente, a cidade”, diz Celso Zinsly, coordenador geral do projeto.

A emissora promete ainda um jornalismo ágil, que vai dar voz ao ouvinte em sua programação. “O ouvinte vai ter fundamental importância na programação. A gente vai ter motos na rua, visitando os bairros, sabendo a carência do morador de Bauru, levando esses pedidos às autoridades para que se resolvam os problemas. Vamos fazer pesquisas de mercado para trazer para o ouvinte o melhor preço de muitas coisas de item básico. É um trabalho de jornalismo, de muita informação, mas a participação do ouvinte é muito importante”, salienta Zinsly.

O coordenador afirma que a parceira com a Jovem Pan vem complementar esse perfil de jornalismo local. “A parceria já existia na 710. Quando a gente fez este arrendamento, uma das preocupações era de trazer de volta a Jovem Pan, porque a gente entende a qualidade da emissora como veículo de comunição. Mas é uma programação noturna, entradas muito rápidas. 90% é programação de Bauru”, comenta.

A Nova 710 surgiu do interesse de Damião Garcia, presidente do Noroeste, arrendar uma emissora. Mas Zinsly faz questão de ressaltar que a rádio não é do Noroeste, mas totalmente desvinculada do clube alvirrubro.

“A emissora é completamente independente do clube de futebol Esporte Clube Noroeste. Na realidade, a administração também é do Damião Garcia, porque ele entendeu essa necessidade, essa carência de uma emissora até divulgando mais o Noroeste. Nós tivemos essa difilculdade no ano de 2004. Precisamos divulgar mais as campanhas que estão sendo feitas as melhorias no estádio. O torcedor falar, mandar o recado para a gente. Então, é uma administração Damião Garcia, mas nada a ver com Esporte Clube Noroeste”, garante.

Os estúdios da emissora estão montados em uma das salas da Panela de Pressão. “A gente fez, inclusive, uma locação de espaço, tem um contrato de aluguel feito com uma empresa nova, em nome do Damião, que se chama DG Publicidades. Ele abriu a empresa justamente com a finalidade de arrendar uma emissora de rádio”, revela.

A Nova 710 também não pretende ser mantida com verbas do presidente do Noroeste. “Vai ser uma rádio comercial. Houve um investimento inicial por parte da DG Publicidades, que é uma coisa normal. Agora, é uma contabilidade independente e ela tem que se tornar viável num curto espaço de tempo, porque ele (Damião) é um empresário, também precisa disso. De ônus muito forte ele já tem o Noroeste. A rádio tem que devolver a ele pelo menos o que ele está investindo agora.”

Zinsly, que também é gerente de futebol do Noroeste, afirma que sua função na emissora não atrapalha seu dia-a-dia no clube. “Olha, só Noroeste já me toma mais tempo do que eu gostaria. Mas nesse primeito momento é necessário, até pela experiência que eu já tenho com rádio. O Damião, quando começou as tratativas de iniciar esse projeto de arrendamento, me perguntou se eu, pelo menos, montaria a estrutura para isso funcionar. Eu disse a ele que sim. Tenho sentido uma dificuldade muito grande, tenho ficado aqui até meia-noite, mas são coisas normais. Depois que ela entrar no ar, com a programação normal, eu continuo com a minha prioridade. Todo meu tempo é voltado para o Esporte Clube Noroeste, onde sou funcionário e trabalho para isso. Na rádio, não. Eu tenho esse encargo, mas quando ela entrar no ar ela caminha sozinha.”

Zinsly afirma ainda que o trabalho de coordenação na emissora é descentralizado. “Todos têm uma responsabilidade no renascimento da 710, por isso a gente chama de Nova 710. Estou encarregado de uma forma geral de toda estrutura da emissora. Mas eu não me coloco como diretor. Sou mais um no contexto. Mas basicamente quem administra o dia-a-dia da emissora são os profissionais que trabalham aqui.”

A emissora promete um show na cobertura esportiva e já tem data para começar: no dia 5, quando o Noroeste estréia na Copa São Paulo de Juniores. A Nova 710 também vai reeditar o torneio de futebol amador que promovia antes. “Começamos na Copa São Paulo e a gente sempre teve um torneio (de futebol amador), que se chamava José Nelson Carvalho. Vamos trazer o nome de Damião Garcia e o campeão jogará no próximo ano com a camisa fornecida pela Pênalti”, planeja Zinsly.

Comentários

Comentários