Cultura

Cris Lobo desvenda segredos da MTV

Adriana Fricelli
| Tempo de leitura: 2 min

Como um canal de TV com programação segmentada consegue se manter e prosperar em meio a monstros da mídia é um dos assuntos que a diretora de produção da MTV Brasil, Cris Lobo, aborda na palestra realizada hoje, às 21h, no auditório da Universidade do Sagrado Coração (USC). O evento é promovido pela Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) de Bauru e tem o apoio do Jornal da Cidade e 96 FM.

Formada em jornalismo com especialização em cinema pela City University de Londres, Lobo iniciou sua trajetória na MTV como repórter quando o canal foi criado, há 15 anos.

De redatora, Lobo passou a diretora de programa e foi gerente de produção, até atingir o cargo atual, como diretora de produção.

Segredo para tanto êxito? Amor pelo trabalho e constante renovação. “Não tenho a ilusão do que é ser jovem, por isso procuro mesclar no quadro de funcionários a experiência e a juventude. Só assim conseguimos acompanhar com qualidade a velocidade das mudanças”, afirma Lobo.

Velocidade é a palavra chave para definir tanto as mudanças comportamentais dos jovens quanto o surgimento das novas tecnologias, com as quais qualquer pessoa produz seu próprio programa ou videoclipe. Sobre isso, a diretora tem uma posição clara. “O meio de veiculação depende do conteúdo. De nada adianta uma superprodução, com diversos efeitos sonoros e visuais, se a mensagem é fraca”, ressalta. Na própria MTV, o espaço para produções independentes existe, mas ainda é pequeno, restringindo-se apenas às produções de videoclips.

No sentido de acompanhar as transformações do público, o canal promoveu uma mudança em sua programação, em 1999, com o objetivo de atingir um maior número de jovens. “Nós sentimos que os adolescentes que gostavam de rock também se interessavam por Zeca Pagodinho, por isso abrimos nossa programação para o que o senso comum chama de popular”, diz Lobo.

A opção de criar no canal a oportunidade de contemplar vários tipos de músicas e programas seguiu diversos critérios. “Nós temos que tomar cuidado para não passar do ponto. Sempre questionamos: esse programa estaria em outra TV? Se sim, não precisamos fazer”, enfatiza.

Para o ano de 2006, a MTV estuda diversos projetos. Um deles é a abertura de um outro canal, a exemplo do que já acontece com a central americana, com programações de jogos e músicas mais independentes. Outra idéia é transformar o desenho animado “Megaliga de VJs Paladinos” em longa-metragem. “Buscamos nos superar constantemente, porque mais difícil do que atingir o sucesso é garanti-lo”, pondera Lobo.

• Serviço

Palestra com Cris Lobo no auditório da USC, às 20h. Ingressos para sócios da APP: 1 quilo de alimento não-perecível. Não-sócios: R$ 5,00 mais 1 quilo de alimento não-perecível. Informações: (14) 3226-1929.

Comentários

Comentários