Bairros

O que significa pet e algumas de suas utilidades

Rafael Tadashi
| Tempo de leitura: 1 min

Pet é a sigla de Polietileno Tereftalato, que se trata de um polímero termoplástico que pode ser utilizado em uma variada gama de produtos, como embalagens de refrigerantes, de água até cabo de escova de dentes. De acordo com a assessoria de imprensa da Associação Brasileira da Indústria do Pet (Abipet), além de ser um material de alta resistência mecânica, ou seja, suporta impactos, a composição química das garrafas pet não produz nenhum produto tóxico, pois é formada apenas de carbono, hidrogênio e oxigênio.

Hoje, existem diversas fábricas que trabalham na confecção de camisetas, calças, moletons e até ternos a partir da transformação das garrafas pet em fibra de poliéster. De acordo com a assessoria de imprensa de uma fábrica de Blumenau, que utiliza garrafas pet na confecção de camisetas, o processo começa na coleta das garrafas, passa pela triagem e separação por cor, lavagem e moagem, granulação, transformação em fibra, produção do fio, produção do tecido e, por fim, a confecção de camisetas ecológicas.

Esta fibra extraída das garrafas pet pode ser misturada com viscose, algodão, linho, seda ou qualquer outra fibra têxtil. Mas também existem tecidos feitos exclusivamente com poliéster, ou com o que pode ser extraído de uma garrafa pet, como o tergal ou roupas de linha esportiva.

Comentários

Comentários