O Serviço Social do Comércio (Sesc) apresenta hoje a Dança do Bate Pau, desenvolvida pelos índios Terenas da aldeia Kopenoti, de Avaí. O evento, no ginásio da unidade, começa às 21h e tem entrada gratuita.
De acordo com a assessoria de comunicação do Sesc, a dança é exclusivamente masculina e será apresentada com cerca de 30 integrantes de várias idades, de crianças a idosos. Na tradição, a dança era realizada para comemorar a vitória da tribo em batalhas; atualmente, ela permanece na cultura indígena e é executada em eventos importantes para os Terenas e demonstrações fora da aldeia.
Os dançarinos são pintados com urucum e argila e vestem penas de ema ou palha, especialmente preparadas para o ritual, levado com flauta e tambor. Todos carregam longas taquaras nas mãos, usadas na coreografia: ora eles as batem com as de outros dançarinos e ora batem as taquaras no chão. No final da dança, em círculo, as taquaras são unidas e um guerreiro é erguido por elas. A assessoria do Sesc destaca que um professor explicará ao público o significado de cada passo do ritual.
A aldeia Kopenoti possui cerca de 215 índios, em 45 famílias, e seus habitantes são da etnia Terena, que vem do tronco Aruaqui. Para manter viva a cultura indígena, a aldeia possui um programa voltado a educação dos jovens, no qual a língua, a alimentação e os costumes são cultivados e passados de geração em geração, através dos educadores.
• Serviço
Dança do Bate Pau, com os índios Terena da aldeia Kopenoti, hoje às 21h no ginásio do Sesc. Entrada gratuita. O Sesc fica na avenida Aureliano Cardia, 6-71. Mais informações: (14) 3235-1751.