A Universidade de São Paulo (Unip) já contratou os cerca de 20 funcionários que vão trabalhar no hospital veterinário, a ser inaugurado na próxima quarta-feira no câmpus de Bauru. Em funcionamento, ele deve transformar-se em centro de referência para diagnóstico de leishmaniose.
“O quadro já está completo. Estão desencaixando equipamentos”, comenta Aziz Kalaf Filho, diretor da Unip em Bauru. Conforme o JC já publicou, o hospital contará com dois aparelhos de raio X, dois centros cirúrgicos para pequenos animais e um para grandes animais - sendo os três preparados para procedimentos de alta complexidade
O centro hospitalar também estará munido de aparelhos de respiração artificial e mesas cirúrgicas, por exemplo. O valor do investimento não foi divulgado. Em muitos casos, a consulta não será cobrada. Os interessados terão apenas de pagar uma taxa simbólica em virtude do material utilizado no atendimento. Conforme o JC também já publicou, a situação muda se um cavalo, cujo valor pode chegar a R$ 1 milhão, for assistido. Embora seja um hospital-escola, para atendê-lo, serão destacados os profissionais mais especializados da instituição. Neste caso, haverá desembolso.
Os cerca de dois mil metros de área construída também devem transformar-se em centro para cursos de especialização e reciclagem. Numa próxima etapa, a Unip construirá ainda uma área apenas para o setor de reprodução. “O que não significa que não possa ser feito atualmente (o atendimento nesta área), mas depois terá um ambiente próprio”, conclui Kalaf Filho.