Regional

Morre Paulo Novaes, um dos principais políticos de Avaré

Da Redação
| Tempo de leitura: 2 min

Avaré - O ex-deputado federal e prefeito, o médico Paulo Dias Novaes, morreu às 7h de ontem, em Avaré (120 quilômetros de Bauru). Aos 78 anos, doutor Paulinho, como era conhecido, enfrentava problemas de saúde há alguns meses. Ele esteve internado devido a complicações cardiorrespiratórios na Santa Casa de Misericórdia, unidade hospitalar onde trabalhou a maior parte de sua vida.

Nascido em Avaré em 11 de novembro de 1928, doutor Paulinho era filho do cartorário José de Araújo Novaes, o Juca, e de Judith Dias Batista. Cursou medicina no Rio de Janeiro e formou-se em 1955. Foi diretor clínico da Santa Casa por mais de duas décadas. Também presidiu o São Paulo Futebol Clube de Avaré.

Ganhou muito destaque em sua atuação política. Irmão do ex-deputado Israel Dias Novaes, doutor Paulinho se elegeu vereador pela primeira vez em 1959. Conseguiu se reeleger para o Legislativo municipal em 1963, 1968, 1976 e 1996. Entre 1973 e 1976, ocupou o cargo de vice-prefeito de Avaré. Administrou o município no período de 1983 a 1988. Entre suas obras como prefeito destacam-se as construções do aeroporto e do terminal rodoviário. Ele foi o criador da Feira Avareense da Música Popular (Fampop).

Proporcionalmente, Novaes foi o político mais votado na história eleitoral avareense. Ele conquistou 18% dos votos para vereador em 1968. Também foi quem recebeu o maior número de votos para prefeito (65%) em 1982. Em 1990, concorreu à Câmara Federal e assumiu a cadeira de deputado federal em 1992, com a morte de Ulysses Guimarães. Na época, destacou-se ao presidir a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investigou fraudes na Previdência Social.

Casado com a ex-vereadora Maria Margarida Piedade Novaes, deixa os filhos José (Juca), Paulo, Luís César, Margarida, Lúcia, Lucila, Ricardo e Pedro Luís (Puí), além de 19 netos e um bisneto.

A população se despediu do doutor Paulinho no velório, ontem, na Câmara Municipal de Avaré. Seu sepultamento estava previsto para a manhã de hoje, às 8h, no Cemitério de Avaré.

Comentários

Comentários