Regional

Trânsito de Lençóis será reestruturado

Rita de Cássia Cornélio
| Tempo de leitura: 3 min

Lençóis Paulista - A avenida padre Salústio Rodrigues Machado receberá três semáforos em Lençóis Paulista (43 quilômetros de Bauru). As modificações mostram perspectiva de reestruturação do trânsito urbano que atravessa uma nova fase, mais técnica. Para instalar os equipamentos foram feitos levantamentos que sustentam a necessidade dos sinaleiros.

Segundo o diretor de obras Antonio Silveira da Corrêa, estudos técnicos sustentam a alternativa de instalação dos três semáforos. “Fizemos a medição do tráfego. Nos três cruzamentos onde serão instalados os semáforos foram feitas medições em período integral em dezembro do ano passado, fevereiro e junho deste ano. O número de veículos que trafegam por eles varia de 1.800 a 1.900 veículos por hora.”

Corrêa lembra que a instalação dos semáforos faz parte da revitalização do trânsito da cidade. “Os três aparelhos serão instalados na avenida padre Salústio Rodrigues Machado, uma das principais vias de acesso de entrada e saída da cidade pela rodovia Osny Matheus (SP-261)”. Também ponto de ligação entre o Centro e os bairros da região da Vila Ubirama, o recinto da Facilpa e os bairros das imediações do Jardim Caju.

Sinalização

O modelo a ser aplicado nos três pontos (cruzamento da avenida com as ruas 28 de abril, Pedro Natálio Lorenzetti e coronel Joaquim Anselmo Martins) podem ser ampliados para outros, onde estão sendo feitos estudos técnicos. A intenção é desafogar o trânsito de veículos e evitar acidentes. “Além dos semáforos, a cidade receberá sinalização orientativa. A avenida padre Salústio Rodrigues Machado recebeu recape.”

Horários de pico

A cidade de Lençóis Paulista possui apenas dois semáforos: um na área central, no cruzamento da avenida 25 de Janeiro com a rua coronel Joaquim Anselmo Martins, e outro, na avenida Jácomo Nicolau Paccola, no cruzamento com a rua César Giacomini. Essa avenida liga a região central a outra grande região de bairros, como Vila Cruzeiro, Núcleo Habitação Luiz Zillo e conjunto Júlio Ferrari.

A instalação de mais três semáforos, segundo estudo da Comissão Municipal de Trânsito (Comutran), é necessária, especialmente, nos horários de pico. “São pontos críticos que apresentam estrangulamento no tráfego nos horários de maior movimento. Não houve aumento no número de acidentes, nem ocorrências graves, mas são os locais onde os motoristas encontram dificuldades. A frota lençoense tem 23 mil veículos.”

A licitação para a compra dos semáforos, segundo a prefeitura, já foi concluída e o contrato assinado. A vencedora foi a empresa Portal Sinalização Viária. Os equipamentos consumiram R$ 76 mil. O prazo para a instalação é de 60 dias a partir da assinatura do contrato que foi formalizado no dia 26 de setembro.

____________________

Pontos específicos

De janeiro a setembro deste ano, segundo dados da 5.ª Companhia da Polícia Militar (PM), foram registrados sete acidentes com vítimas, 26 sem vítimas e três atropelamentos em toda a extensão da avenida padre Salústio Rodrigues Machado. De acordo com o comandante da 5.ª Cia da PM, capitão Alan Terra, 90% desses acidentes foram registrados em cinco ou seis quadras. “Exatamente onde estão sendo instalados os semáforos.”

Comentários

Comentários