Jaú - Um cão da raça pit bull atacou um vira-lata na cidade de Jaú (47 quilômetros de Bauru), no início desta semana. O vira-lata, batizado de Raí, levou a pior. Foi morto a dentadas na frente de seu dono, José Antônio dos Santos, que pretende processar a dona do cachorro agressor. “Se fosse uma criança, o pit bull teria matado, como matou o Raí.”
O proprietário do vira-lata conta que estava com o portão de sua casa, na rua Nenê Pires, número 115, bairro Itamaraty, aberto. “Eu estava transportando entulho para uma caçamba. O Raí não avançava em ninguém e só observava o meu trabalho.”
De repente, a dona do pit bull passou na calçada com o seu animal. “O cão estava com uma coleira fraca e sem focinheira. Ele foi pra cima do Raí. Eu tentei de todas as maneiras livrar o Raí da agressão, mas o pit bull era muito feroz.”
No momento do ataque, segundo Santos, a dona do pit bull saiu gritando e deixou o cachorro no local. “Ela não conseguiu segurá-lo e gritava por socorro.”
Depois que percebeu que Raí não tinha mais reação, o pit bull deixou o local. “A polícia chegou e acionou a prefeitura para recolher o cão raivoso. Minha mulher passou mal e teve que ser socorrida pela ambulância ao atendimento médico.”
O vira-lata, de 12 anos, foi enterrado. “Ele não era um cão de raça, mas era muito querido. Vou processar a dona do pit bull, porque um cachorro tão feroz não pode andar pelas ruas da cidade.”
O ataque do cão foi registrado no 2.o Distrito Policial de Jaú. A proprietária poderá ser responsabilizada pela omissão na guarda do animal.