Agudos - Uma placa de sinalização instalada na rodovia que liga o município de Agudos (13 quilômetros de Bauru) à fazenda Jacutinga, a SP-273, gerou uma grande confusão na denominação da Serra dos Agudos que passou a ser chamada de Serra do Jacutinga. O erro foi percebido e este ano o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez a correção.
Para a diretora superintendente do Espaço Histórico Plínio M. Cardia-Museu de Agudos, Maria Helena Napoleone Cardia, a correção foi um presente para o município. “A partir da correção todos os mapas do Estado de São Paulo trarão a serra com a denominação de Serra dos Agudos.”
Cardia explica que Jacutinga é uma propriedade rural localizada no término do asfalto da SP-273, próximo do Seminário de Santo Antônio. “A placa de sinalização seminário / Jacutinga, levou as pessoas a acreditarem que Jacutinga era um município”.
Serra começa em Botucatu
A ‘Serra dos Agudos’ começa a seis quilômetros de Botucatu e segue até Marília, próximo de Pompéia. A serra atravessa o território municipal e possui picos bem elevados (front), contendo trechos grandes de planícies onduladas (reverso). Possui ainda alguns morros isolados, tendo seus cumes a forma de tabuleiro (depressão).
O Rio Turvo nasce a oeste da Serra dos Agudos e faz parte da bacia hidrográfica do Rio Paraná, desaguando no Rio Paranapanema.
O município de Agudos está situado na zona fisiográfica, denominada zona de Botucatu, tendo seu ponto inicial na Serra dos Agudos.