Os Correios colocam em circulação hoje uma folha com 20 selos postais intitulada “Heróis Nacionais”. Os selos homenageiam dez personalidades históricas que possuíram e defenderam ideais de liberdade e de democracia da Pátria brasileira, retratadas no Livro de Aço dos Heróis Nacionais do Panteão da Pátria Tancredo Neves, localizado na Praça dos Três Poderes, em Brasília.
A data foi escolhida para o lançamento porque tem significado especial: neste dia, em 1992, Joaquim José da Silva Xavier - o Tiradentes - foi o primeiro herói a ter o nome inserido no Livro de Aço dos Heróis da Pátria, por ocasião do bicentenário de sua execução. O mártir da inconfidência mineira também é o Patrono Cívico da Nação Brasileira.
Os outros heróis destacados nos selos são D. Pedro I, Alberto Santos Dumont, Marechal Deodoro da Fonseca, Duque de Caxias, Plácido de Castro, Almirante Tamandaré, Almirante Barroso, José Bonifácio de Andrada e Silva e Zumbi dos Palmares.
Sobre os selos
A arte ficou a cargo de Fernando Santos, que utilizou no design dos selos técnicas de computação gráfica sobre fotografias de Aislan Carlos Bezerra dos Santos, César Augusto, Fernando Bezerra e Hélio Messias. Cada folha contém 20 selos (que podem ser vendidos separadamente), sendo dois de cada herói. Em destaque, na parte inferior da folha de selos, vê-se o Livro de Aço dos Heróis Nacionais, tendo ao fundo o Painel da Inconfidência, de João Câmara. A tiragem é de 2 milhões de unidades, ao preço de R$ 0,90 cada. Os selos podem ser adquiridos nas agências e na loja virtual dos Correios (www.correios.com.br/correiosonline).