Geral

Acrobacia sobre as asas do avião em pleno vôo tira o fôlego do público

Lígia Ligabue
| Tempo de leitura: 2 min

O público que foi ao Aeroclube de Bauru ontem, teve um dia repleto de atrações no "Voa Bauru". Balonismo, acrobacias aéreas, wingwalking. O nome, em ingês, é complicado. Mas difícil mesmo é executar esta acrobacia. Afinal de constas, wingwalking significa andar sobre as asas - do avião em pleno vôo. A apresentação, de Marta Lúcia Bognar, foi de tirar o fôlego de quem estava no chão assistindo.

Ela saiu de seu cockpit já com o avião em pleno vôo e começou a escalar as asas. Ela se prendeu a um apoio e o seu marido, o piloto Pedro Mello, o Pedrinho, começou as acrobacias. O casal e mais cinco colegas fazem parte da Brazilian Wingwalking Airshow, a única da América Latina.

Em entrevista ao Jornal da Cidade, Marta Lúcia conta que pratica wingwalk, que pode ser traduzido como caminhar nas asas, desde 1992. Ela aprendeu a técnica nos Estados Unidos e fez sua estréia aos 31 anos. “Foi uma sensação indescritível. Você treina tanto, mas fica ansiosa. E logo no primeiro vôo eu me apaixonei. Foi tudo de bom”, lembra.

Para ela, o início da Brazilian Wingwalking Airshow, que tem patrocínio da Shell, foi em 2000, quando o Showcat “entrou” para a equipe. Atualmente, eles fazem uma média de 30 apresentações por ano. Marta Lúcia explica que a atividade é história e cultural, que remete ao início da aviação. E revela que não existe cursos de formação em wingwalking.

“Um wingwalker ‘adota’ um aprendiz. Eu fui adotada por uma americana e ela me ensinou tudo”, conta. Ela explica que não basta querer aprender as acrobacias, é preciso ter o perfil correto. “É muito importante ter uma boa formação aeronáutica e saber se apresentar ao público”, descreve.

Ela também destaca o trabalho do piloto do avião, responsável pelas acrobacias aéreas e pela segurança da wingwalker. “Ele cria condições para que eu saia e suba na asa. O Pedrinho é um excelente piloto de manobras”, elogia. Além do casal, a equipe é composta por técnicos, responsável pelo comercial e assessoria de imprensa. E no momento do show, todos trabalham garantindo a segurança da apresentação. Hoje, as apresentações começam logo às 7h, com o vôo dos balões, seguido por exibições de planadores e competições de acrobacias.

____________________

Exibições

Entre as exibições marcantes, ela destaca as manobras realizadas durante as comemorações dos 450 anos de São Paulo e também na abertura do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1. Para Marta Lúcia, a apresentação em Bauru foi emocionante. “Toda vez que a gente se apresenta pelo primeira vez numa cidade é uma emoção nova. Eu tinha uma imagem de Bauru, de que seria uma cidade muito acolhedora e nós realmente fomos recebidos com muito carinho aqui”, diz.

Comentários

Comentários