A cantora gospel japonesa Yuri Mori encerra hoje, às 15h, no teatro da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB-USP), a etapa brasileira de sua turnê, que já passou por Porto Alegre (RS), Castanhal (PA), Salvador (BA), Diadema, São Paulo, Sorocaba, Presidente Venceslau, Pompéia e Mogi das Cruzes. Yuri está acompanhada de mais três músicos: Kenjiro Oka, Soshiro Ogata e Mana Ogata.
É a segunda passagem de Yuri pelo Brasil e a primeira vez que ela vem a Bauru. A entrada é franca e o evento tem promoção da Igreja Aliança Cristã Missionária, Igreja Evangélica Holiness e da Comissão do Centenário Brasil-Japão em Bauru, como parte da programação oficial do centenário. A apresentação tem apoio da Prefeitura Municipal de Bauru.
Bacharel em música vocal pela Universidade de Artes da Cidade de Kyoto, Yuri trabalhou como repórter da NHK, emissora estatal japonesa, na mesma cidade. Na mesma TV, ela apresentava o programa “Yukai Concert”, para crianças, onde atuava como cantora.
Em 1995, uma tragédia familiar fez com que a cantora buscasse outros rumos para sua música. Na ocasião, o terremoto na cidade de Kobe matou o irmão mais novo da artista. Ao invés de apenas se lamentar, ela decidiu passar uma mensagem a todas as pessoas.
“Meu irmão era cristão, como eu. Creio que ele está no Céu e acredito que vou me encontrar com ele, então espero transmitir essa mensagem de esperança para as pessoas e espero ansiosamente o dia em que vou reencontrar meu irmão”, disse Yuri, em entrevista ao JC Cultura.
Antes da tragédia, a cantora destaca que tinha vontade apenas de que as pessoas ouvissem sua música, conhecessem sua voz, sem que elas soubessem o que se passava dentro de seu coração. Após a perda do irmão, Yuri afirma ter percebido que havia muitas pessoas, no mundo inteiro, que não tinham essa esperança.
“Quando aconteceu a tragédia em minha própria vida, eu comecei a entender melhor o coração das outras pessoas. E para que essas pessoas possam receber a verdadeira esperança, eu continuo a cantar”, ressalta.
Além de realizar concertos onde há vítimas de catástrofes naturais, Yuri é conhecida por cantar em presídios, para aliviar a tensão dos encarcerados. Tanto é que, no ano passado, ela recebeu uma honraria do Ministério da Justiça japonês pelos 13 anos de carreira em apresentações nos presídios. Ela afirma que, nessas apresentações, é comum os presos não gostarem no início, mas, segundo ela, no final do show, todos estão transformados e derramam lágrimas ao ouvir as mensagens. “Quando chega ao final, homenzarrões estão com os ombros tremendo e soluçando. Através disso, percebo que, qualquer que seja a situação do indivíduo, as pessoas podem receber o amor de Deus e ter uma chance de transformarem suas vidas”, frisa.
Serviço
Show da cantora gospel japonesa Yuri Mori no Teatro da FOB-USP hoje, às 15h. A entrada é gratuita. O Teatro da FOB-USP fica na alameda Octávio Pinheiro Brisola, 9-75. Outras informações pelos telefones (14) 3218-8142, 3234-5641, 3234-9708 e 3234-2996.