Durante a Festa da Ciência, realizada ao lado do Zoológico de Bauru, as alunas Larissa Baldo e Roberta Rodrigues, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Bauru, com direção da professora de física Rosa Scabi, apresentaram a experiência “Nitrogênio líquido”. O objetivo foi demonstrar a expansão e compressão dos gases.
A experiência se inicia com o enchimento de algumas bexigas comuns, destas que a gente usa em festas de aniversário. As bexigas são colocadas em uma caixa de material térmico. Após esse passo, adiciona-se sobre elas o nitrogênio líquido, que tem a temperatura muito baixa.
Quando o ar que está na bexiga entra em contato com a baixa temperatura do nitrogênio, o ar é prensado e a bexiga aparenta estar murcha. A bexiga é retirada da caixa e a mudança da temperatura baixa para a temperatura ambiente faz com que ela volte ao seu formato inicial.
Larissa Baldo e Roberta Rodrigues escolheram a experiência do nitrogênio líquido porque acham muito interessante ver como a mudança da temperatura altera o formato da bexiga.