Encontrar um lugar para curtir a noite não é problema em Bauru. Bares, lanchonetes, restaurantes e casas noturnas são os locais mais freqüentados pelos “boêmios” da cidade. Com a característica de cidade universitária, a vida noturna de Bauru é agitada sete dias por semana. A maior parte dos bares localizados principalmente nas avenidas Nações Unidas e Getúlio Vargas oferecem música ao vivo para atrair o público. O artifício também é utilizado pelas lanchonetes, pizzarias e restaurantes.
Dentro deste circuito, ainda existem cinco casas noturnas. Outra fica fora do circuito, mas também muito prestigiada, localizada na avenida Duque de Caxias. Mas fora desse circuito, outros bares se destacam na preferência dos freqüentadores da noite bauruense. No bairro Higienópolis, por exemplo, dois bares conseguem reunir um público especial diariamente. Bairros como Jardim Redentor e Núcleo Habitacional Mary Dota também oferecem a seus moradores boas opções de lazer noturno.
Se alguns se destacam de noite, outros são freqüentados durante dia, e também há aqueles que reúnem freqüentadores tanto durante o dia quanto à noite. Você já se imaginou reunido com os amigos para tomar uma cerveja entre frutas e verduras? Em Bauru isso é possível na rua São Luis, também no Jardim Higienópolis. Os freqüentadores se reúnem quase diariamente para um bate-papo descontraído e para saborear a “cervejinha” do final de tarde.
Os bauruenses também trouxeram da Capital o gosto por se reunir em padarias e lojas de conveniência de postos de combustível. Na cidade, diversas padarias e postos viraram ponto de encontro no final da tarde e também no período noturno.
Em geral, Bauru recebe grandes nomes da música e se torna palco de grandes shows. Em 2008, belíssimas apresentações foram realizadas no palco do Serviço Social do Comércio (Sesc). Outro local que também recebeu diversos shows no ano que passou foi o Parque Vitória Régia.
Quem visita o município não pode deixar de conhecer o lanche que leva o nome da cidade, que segue a receita original criada por Casimiro Pinto Neto no Ponto Chic, em São Paulo. O autêntico sanduíche Bauru é feito no Skinão. A história conta que até uma miss brasil e diversas personalidades que passaram por Bauru fizeram questão de experimentar o lanche, que deixou a cidade conhecida no mundo todo.
O casal Alessandro Garcia e Érica Fernandes aproveita a noite de Bauru todos os dias. “A gente não tem um lugar preferido, a gente roda pela cidade e escolhe uma da muitas opções”, conta Érica. Ela e o namorado relatam que curtem muito a noite agitada da cidade. “Se você quiser ficar até a madrugada de bar em bar ou passando pelas casas noturnas, a cidade tem muitas opções”, completa Garcia.
Brena Maria Novaes, estudante, não é de Bauru, mas diz ter se identificado tanto que mesmo nas férias não vai embora para sua cidade, que é menor do que Bauru e não oferece a metade das opções. “Eu arrumei um emprego aqui e assim tenho uma desculpa para não passar as férias por lá”, relata.
De acordo com ela, estando em Bauru, cada balada pode ser diferente. “Às vezes a gente está a fim de um barzinho com música ao vivo e o bate-papo com os colegas, outras vezes, a opção pode ser boate”, sugere.